Terminou nesta terça-feira, 5, mais uma edição, a terceira, da Olimpíada de Robótica de Venâncio Aires (Orva). A programação, que ocorreu no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, contou com competições nas modalidades arena, percurso e pesquisa, envolvendo os 14 clubes de robótica da rede municipal de educação da Capital do Chimarrão. A olimpíada é organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires, em parceria com a Escola Maker.
Reunindo cerca de 150 estudantes, o evento evidenciou os projetos desenvolvidos nas oficinas de robótica nos anos finais das escolas do município, que disputaram na categoria Aventura Steam – sigla em inglês para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Além disso, a programação destacou também o tema anual da rede municipal de ensino: ‘Protagonismo estudantil: a pesquisa como rota de aprendizagens’.
Na tarde da terça-5, foram premiados os vencedores da 3ª Orva, confira no box. Todos os participantes receberam certificados e os que não alcançarem o pódio, foram premiados com medalhas de participação. Já os três clubes com maior pontuação recebem medalhas nas devidas classificações de primeiro, segundo e terceiro lugares. As escolas destes clubes foram premiadas com uma impressora 3D para a mais pontuada e kits de ferramentas para o segundo e terceiro educandários. A votação do projeto de pesquisa foi através de votação popular virtual. O clube vencedor recebeu como prêmio um kit surpresa, e o clube de robótica que teve a pesquisa melhor pontuada pelos avaliadores recebeu como presente um kit Aventura Steam 2.0.
Estufa no interior
Entre os projetos participantes esteve o das turmas de 8º e 9º ano da oficina de robótica na Escola Coronel Thomaz Pereira, de Linha Taquari Mirim. O aluno do 9º ano, Renan Fonseca, 14 anos, explica que o projeto busca automatizar uma estufa que está em construção no educandário, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de plantas e alimentos orgânicos e mais saudáveis.
A automação busca, por exemplo, controlar a umidade do solo, a temperatura dentro da estufa e a aplicação de luzes ultravioleta no período da noite para estimulação da fotossíntese. Além disso, faz uso de energia por bateria e a solar, através de placas. Entre os materiais usados estão sensores, displays e placas de Arduino, que fazem parte do kit Explorador Uno, fornecido pelo município através da Escola Maker.
O professor de matemática e da oficina de robótica, Daniel Meurer, enfatiza que os alunos sempre são os protagonistas dos projetos e explica que são dois grupos de robótica na escola, um formado por estudantes do 6º e 7º anos e o segundo, do 8º e 9º anos. Além disso, ele enfatiza que o interesse dos alunos em participar das oficinas é grande, por isso precisam limitar o número de participantes em 15 alunos por grupo. “Uma novidade que veio para ficar”, destaca o professor que participa de formações de robótica uma vez ao mês.
O instrutor da Escola Maker, Rafael Rother, responsável pela formação dos professores da rede, também esteve acompanhando o evento. “A cada ano se vê uma crescente evolução dos professores e alunos, e principalmente, a preocupação com a sustentabilidade, a robótica auxilia neste processo que se torna um projeto útil e relevante para a comunidade”, ressalta. O trabalho com a robótica já é desenvolvido há três anos no município.

Premiados da 3ª Orva
Premiação geral
1º lugar – Benno Maker da Emef Benno Breunig
2º lugar – Robonel da Emef Coronel Thomaz Pereira
3º lugar – Eletromagnólia da Emef Alfredo Scherer


Premiação por modalidade
Vencedor do percurso – Benno Maker da Emef Benno Breunig
Vencedor Arena – Robonel da Emef Coronel Thomaz Pereira
Vencedor Pesquisa – Autobots da Emef Dom Pedro II

Voto popular: Benno Maker da Emef Benno Breunig, com 5.618 votos do total de 17.239 votos (32,6%)