O rodeio que estava previsto para iniciar ainda na sexta-feira, 9, acabou sendo adiado por conta da chuva. Assim, o 56º Rodeio Crioulo Estadual do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva Mate que integrou a programação da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), teve início apenas no sábado, 10. Durante o fim de semana, a pista de laço do Parque do Chimarrão recebeu cerca de 350 competidores. Ao longo dos dias de Festa Campeira, foram distribuídos mais de R$ 26 mil em premiações.
Conforme o capataz campeiro da entidade, César Martins, o público ficou abaixo do esperado justamente em razão da chuva de sexta-feira. “Tivemos um começo frustrado em função da chuva, mas, ainda assim, tivemos um bom público de laçadores, de apreciadores e de pessoas que foram assistir. O maior movimento foi no domingo, 11, à tarde. Arquibancada e beira da cerca lotadas, não tinha lugar pra mais gente. Houve um público muito bom, mas, com certeza, se não tivesse chovido na sexta, teríamos em torno de 30 a 40% a mais de competidores”, avalia.
Por conta da instabilidade no que seria o primeiro dia da Festa Campeira, a organização precisou adaptar a programação, que acabou se concentrando em dois dias e meio. As provas de laço incluíram duelo individual, Taça Fenachim em duplas, dupla do rodeio, dupla oficial, modalidade 400, além das modalidades de laço patrão, capataz, senhor, veterano, vaqueano, guri, prenda, prendinha, pai e filho e piá.
“Conseguimos finalizar o rodeio em um horário nobre: às 17h01min correu o último boi do evento”, relata César. Ele também destaca que os tiros de laço começaram às 6h do sábado. À noite, ocorreu a disputa da Taça Fenachim e, na sequência, a final do duelo, que foi até as 4h10min de domingo. “Com isso, conseguimos tocar a programação de domingo com mais tranquilidade, inclusive parando por meia hora, ao meio-dia, para que o pessoal pudesse almoçar com calma e, ainda assim, entregamos o evento dentro do horário estimado”, completa.