Desde o mês passado, a venâncio-airense Rosane da Rosa, de 57 anos, mudou a rotina profissional. Isso porque ela assumiu um cargo na Secretaria Estadual de Saúde. Atualmente, é assessora de gabinete da secretária Arita Bergmann. Entre as funções de Rosane estão a de acompanhar a titular da pasta em todas as pautas, como agendas, reuniões, eventos e demandas repassadas pelos municípios.
Rosane atuou durante 26 anos como servidora pública em Venâncio Aires. De 2009 a 2016, trabalhou como secretária-adjunta na Saúde. Neste período, participou diretamente em ações e serviços, como a implantação e habilitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Básico e Avançado, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porte I, de 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto junto ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e sete Equipes de Saúde da Família (ESFs).
Também contribuiu para demandas como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, Caps AD, Caps Infantil e o Primeira Infância Melhor (PIM). Em 2008, foi secretária de Saúde de Venâncio Aires. Além disso, Rosane desempenhou a função de primeira secretária do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). De 2017 a 2019, ocupou o cargo de secretária de Saúde de Farroupilha.
No início do atual governo municipal, em 2021, Rosane foi assessora da pasta de Saúde, que, na época, era acumulada pelo prefeito Jarbas da Rosa. Ela é tecnóloga em Gestão Pública pela Uninter e tem curso de aperfeiçoamento Ser Gestor SUS, feito pela Faculdade Suprema de Ciências Médicas e da Saúde.
Participações
- Membro da Secretaria Técnica do Estado (Setec), representando o Cosems no segmento municípios com população de 50 a 100 mil habitantes.
- Membro do Grupo Técnico (GT) da Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde, representando o Cosems e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.
- Participações em conferências de saúde a nível municipal, estadual e nacional.
- Participação nas reuniões mensais da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, inclusive presidindo reuniões na ausência da Delegada Regional de Saúde.