Por Taís Fortes e Júlia Brandenburg
A Expointer ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 24 de agosto a 1º de setembro. Entre os expositores de Mato Leitão que marcarão presença na feira, estão a empresa Rosas do Deserto e a Cabanha Bom Pastor.
Neste ano, a Rosas do Deserto completa 13 anos de presença na Expointer. A preparação é intensa com expectativa de boas vendas. “A quantidade de produtos que vou levar para a Expointer varia em torno de mil mudas de rosa do deserto. Levo também cerca de 100 plantas, além de 300 cactos e suculentas. Se necessário, volto para buscar mais”, explica o proprietário Moisés de Borba Ribeiro, 45 anos. Ele destaca que o retorno dos clientes é muito positivo e que percebe que muitas pessoas voltam para sua banca todos os anos.
Ribeiro acredita que, devido à falta de feiras de inverno e ao cancelamento de eventos por causa das enchentes, as vendas deverão aumentar e superar as do ano passado. Nesta edição, o produtor inovará, expondo sementes crioulas pela primeira vez. Entre as sementes disponíveis, há variedades de maracujá (roxo e amarelo), milho crioulos, feijões, feijão-de-vagem e melancia.
Outra novidade será uma linha de cactos e plantinhas para crianças, como a popularmente conhecida ‘não-me-toque’ ou ‘dorme-dorme’. A principal inovação deste ano são os terrários, plantas inseridas dentro de vidros abertos que também serão comercializadas. “A venda pode superar a do ano passado devido a maior variedade e inovação dos produtos. Busco sempre agregar novos itens e apresentar novidades, pois as pessoas também procuram coisas novas”, ressalta.
Sobre a Rosas do Deserto
- O empreendimento é comandado por Moisés de Borba Ribeiro, de 45 anos, com o auxílio da mãe, Ladi de Borba Ribeiro. A produção das Rosas do Deserto começou em 2011, quando o morador de Mato Leitão teve seu primeiro contato com o ramo através de uma produtora de rosas de Londrina, dona Rita. “A partir do momento em que conheci eles, comecei a produzir as flores, e eles me ajudaram. Fiquei muito feliz por ter dado certo e por ser reconhecido na região pelo meu trabalho”, comenta Ribeiro.
- As estufas estão localizadas em Vila Palanque Pequeno, no interior de Venâncio Aires, com 600 metros quadrados, e também na Cidade das Orquídeas, no quilômetro 3 da RSC-453, com 100 metros quadrados.
- Além da Expointer, ele participa de outras exposições, como a Expodireto e a Expoagro Afubra. Em setembro, estará na Expovale, em Lajeado, que ocorre a cada dois anos. Em Santa Rosa, participa da Fenasoja, que será realizada no final de novembro e se estenderá até 8 de dezembro. A comercialização das flores e plantas não só é feita em feiras, mas também pelas redes sociais. “Vendemos nosso produto para todo o Brasil, incluindo Espírito Santo, São Paulo, Nordeste e Maranhão”, comenta o empreendedor.
Exposições de animais com a Cabanha Bom Pastor
A Cabanha Bom Pastor, localizada em Vila Santo Antônio, no interior de Mato Leitão, também representará o município durante a edição deste ano da Expointer. A participação foi confirmada pelo proprietário do local, Fagner Schwengber, 44 anos.
O empreendimento participa do evento desde 2018 e neste ano vai apresentar dois exemplares fêmeas da raça ovina Hampshire Down, que participam da disputa com mais de 70 animais. “Já conquistamos o Grande Campeonato da Expointer, o Grande Campeonato Nacional da Raça e diversos prêmios em exposições pelo Brasil”, recorda Schwengber.
Segundo o proprietário da Cabanha Bom Pastor, o local é especializado na produção e seleção de animais com a mais alta genética, para melhoramento do rebanho de produção de carne ovina. “Comercializando reprodutores e matrizes para o Brasil inteiro”, informa. Ainda segundo ele, a preparação para a Expointer ocorre durante o ano todo e envolve a realização de exercícios com animais, alimentação específica, banho e tosa.