Rotary Club Venâncio Aires, Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e Prefeitura Municipal farão, nos próximos dias, manifestações em resposta a uma postagem do vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que tirou foto em frente às Capelas Mortuárias Paul Harris e divulgou nas redes sociais. Junto com a imagem, o parlamentar publicou críticas.
“Fechada… e o povo que se lasque. Mas quando eles precisam de dinheiro lembram da comunidade”, escreveu Muchila, em referência ao fato de que o local, tradicionalmente utilizado para velórios, está interditado desde janeiro, por conta de rachaduras.
A crítica do vereador foi direcionada, especialmente, ao HSSM e à Prefeitura. No entanto, na foto, Muchila aponta para o símbolo do Rotary, que está na placa das Capelas Mortuárias Paul Harris – que têm este nome em homenagem ao fundador do movimento rotário. A atitude do vereador não agradou os integrantes do clube de serviços, que reunirá o seu Conselho Diretor, hoje, para definir quais medidas serão tomadas. Em razão disso, o presidente do Rotary Club Venâncio Aires, José Augusto Spies, ao ser contatado pela reportagem da Folha do Mate, ontem, preferiu não comentar a respeito do assunto antes do encontro semanal. “Qualquer manifestação antes seria precipitada”, argumentou ele.
O presidente do hospital, Juliano Angnes – que é integrante do clube de serviços -, também disse que irá se pronunciar em momento oportuno. Ele destacou, porém, que trabalha em conjunto com o prefeito Jarbas da Rosa para apresentar uma solução para o necrotério. O chefe do Executivo, por sua vez, declarou que a atitude do vereador poderia ter sido evitada, caso ele tivesse ido em busca de informações. “Está desinformado, mais uma vez”, disse, acrescentando que novidades devem ser divulgadas em breve.
Embora nenhum dos contatados tenha entrado em detalhes, a reportagem da Folha do Mate apurou a informação de que, ainda este mês, deve ser convocada uma coletiva de imprensa, na Prefeitura, para apresentação do projeto de revitalização do local. Em princípio, será um espaço multifuncional e que contemplará capelas mortuárias. A intenção é apresentar uma maquete da nova estrutura e dar informações sobre a busca de recursos que viabilizem as obras. É possível que a convocação ocorra já na próxima semana.
O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que administra o necrotério, manteve em funcionamento apenas o espaço onde são acondicionados os corpos, já que se trata de uma área de uso restrito ao hospital e às funerárias.