Com o objetivo de conscientizar e incentivar a população venâncio-airense sobre a importância da vacinação contra a poliomielite para crianças de até 4 anos, desde quinta-feira, 22, um carro de som está passando pelo Centro e outros bairros da Capital do Chimarrão com uma mensagem de apelo. A ação é liderada pelo Rotary Club Venâncio Aires e conta com a parceria da Secretaria de Saúde, em virtude dos baixos índices de imunização contra a poliomielite, vírus que provoca a paralisia infantil.
O presidente da entidade, José Augusto Spies, explica que a ação, que será realizada até a próxima quarta-feira, 28 de setembro, tem como objetivo atingir o maior número de pessoas. “Acreditamos que através de um carro de som, que passará por diversos bairros, conseguiremos conscientizar os moradores sobre a importância da vacinação de forma mais próxima e eficiente”, justifica. Além disso, Spies alerta para a recente detecção do vírus nos Estados Unidos e na Europa, o que preocupa a comunidade mundial.
“Acontecimentos como estes ligam um sinal de alerta. Precisamos nos unir e evitar que a doença volte a atingir as crianças. O principal meio de proteção é a vacinação”, frisa. No total, são sete dias percorrendo as ruas da cidade, 14 horas promovendo a conscientização da vacinação contra a poliomielite e incentivando a população a procurar um posto de saúde ou Unidade Básica de Saúde (UBS) para imunizar as crianças.
Rotary Internacional
• Há mais de 35 anos, o Rotary Internacional trabalha para a erradicação da poliomielite. As ações de conscientização e o incentivo da vacinação contra o vírus que causa paralisia infantil, constituem uma das iniciativas mais longas e importantes da trajetória da entidade. Desde o início das atividades, o Rotary Internacional ajudou a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países.
Vacinação
• Iniciada no dia 1º de agosto, a campanha nacional contra a poliomielite foi prorrogada até o dia 30 de setembro. Dúvidas podem ser sanadas com o Setor de Imunizações da Prefeitura, por meio do número (51) 2183-0249. Para se vacinar, é necessário apresentar carteira de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identificação.
Locais e horários para vacinação
UBS Central
• Segunda, quarta e sexta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 19h.
• Terças e quintas-feiras: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h.
UBSs Gressler, Santa Tecla e Cruzeiro
• De segunda a quinta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h.
• Sexta-feira: das 9h às 1h e das 13h30min às 15h.
ESF 1 Caic, ESF 2 Coronel Brito, ESF Santa Tecla e ESF 5 Tabalar
• De segunda a quinta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h.
• Sexta-feira: das 9h às 11h.
ESF 3 Macedo
• Neste posto, vacinações só estão acontecendo nas terças e quintas, das 17h às 19h. Isso porque no momento não há vacinadores na unidade, por isso, foi definido fazer horários estendidos em poucos dias para amenizar a falta do serviço e permitir que vacinadores se desloquem até a unidade nestes horários.
ESF 6 Gressler
• Quinta-feira: das 13h30min às 16h
Unidades de saúde do interior
• Por agendamento na ESF 7 Mariante, UBS Palanque, UBS Santa Emília, UBS Teresinha, UBS Deodoro, UBS Centro Linha Brasil, UBS Tangerinas e UBS Vila Arlindo.