A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou na segunda-feira, 14, projeto de autoria do vereador Sid Ferreira (PDT), que denomina de Rua Professor Erny Pitsch um trecho de via pública localizado no bairro Bela Vista. Trata-se de um trecho que inicia junto à rua Armando Ruschel, seguindo no sentido nordeste-sudoeste, até o seu final junto à rua Pedro Pereira Garcia. A sessão ordinária de aprovação da proposição contou com a presença de diversos familiares de Pitsch, liderança comunitária e política de Venâncio Aires que faleceu em fevereiro de 2018.
Trajetória
Erny Pitsch nasceu em 17 de abril de 1942, em Linha Picada Nova, interior de Venâncio Aires. Filho único de Idalina e Frederico Reinoldo Pitsch, ambos agricultores. Com aspirações de se tornar professor, concluiu o Ensino Fundamental na Escola Estadual Monte das Tabocas. Cursou o Magistério na Escola Luterana de São Leopoldo.
Após sua formação, Erny começou a lecionar no Colégio Pindorama, em Hamburgo Velho, onde conheceu Lori Iracy Gröehs. O dois se casaram um pouco depois de se conhecerem. Em 1961, Erny foi transferido para Ivoti, onde continuou sua carreira de professor e onde nasceu a primeira filha do casal, Astrid. Neste período, ele também trabalhou como funcionário do Banco Sul Brasileiro.
Dois anos depois, a família voltou para Venâncio Aires, movida pela saudade dos pais de Erny. Foi nesta época que nasceu Maristela, sua segunda filha. De volta à sua cidade natal, Erny se formou como Técnico em Contabilidade, no Colégio Gaspar Silveira Martins, e iniciou seus estudos na Faculdade Integrada de Santa Cruz do Sul (Fisc), atualmente Unisc. Ele se formou na primeira turma de Educação Física e, alguns anos depois, concluiu sua pós-graduação em Educação Psicomotora. Durante esse período de estudos, nasceu Leandro, seu terceiro filho.
Erny dedicou 30 anos de sua vida ao ensino na rede pública e 18 anos na rede particular, lecionando em várias instituições: Colégio Gaspar Silveira Martins, Professor José de Oliveira Castilhos, Nossa Senhora Aparecida, Wolfram Metzler e Poncho Verde (Mato Leitão). Ele ensinou inúmeras disciplinas, desde Educação Física, Português, Matemática Comercial e Financeira, Estatística, Técnicas Comerciais e Música. Paralelamente, trabalhou como representante comercial, distribuindo livros didáticos em diversas escolas do Rio Grande do Sul.
Erny também foi colaborador em empresas de mídia como Folha do Mate, Revista Stampa e Jornal JV, além de ter trabalhado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, no Posto Gasóleo e como fiscal na Viasul – Auto Viação Venâncio Aires. Na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), foi membro ativo, ocupando cargos como presidente da Paróquia e da Comunidade, festeiro da 51ª Festa Evangélica e participando ativamente de várias iniciativas e eventos da igreja. Foi também presidente do Curatório da EST – Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo. Também foi um dos pioneiros na fundação do PDT em Venâncio Aires, marcando sua influência também na esfera política.
Apaixonado por música, Erny formou-se em violão clássico no Instituto Mascarenhas. Ele dominava instrumentos como violino, órgão, piano e flauta. Sua vida foi marcada por um compromisso profundo com a educação, a cultura e o serviço comunitário. Deixou um grande legado, muitas amizades e é lembrado como um professor apaixonado pela sua profissão. “Este gesto perpetua não só o nome do meu amigo Erny Pitsch, mas sua paixão pela vida e pela educação”, ressaltou Sid Ferreira.