Dizem que as escolas se tornam a segunda casa dos estudantes, das famílias e da comunidade escolar. E neste quesito, as ruas Visconde do Rio Branco, 1º de Março e Emílio Selbach se tornam referência em Venâncio Aires, pois abrigam muitos educandários importantes do município. Desde escolas de Educação Infantil, onde os educadores se dedicam aos primeiros aprendizados das crianças, até já centenárias, como a Monte das Tabocas e outras com um grande número de estudantes, como a Cônego Albino Juchem (CAJ).
Na rua 1º de Março estão localizadas muitas escolas de Educação Infantil, uma delas é a Criança Feliz – Escola da Infância, sob direção geral e pedagógica de Daniela Monteiro da Silveira. O espaço tem seis anos de funcionamento no endereço e, segundo Daniela, a rua é acolhedora e tranquila. ‘Para saber cuidar é fundamental compreender, viver experiências e criar as mais lindas memórias afetivas’, este é um dos lemas da escola, que vivencia o cuidado com si mesmo, com o próximo e com o mundo através de atividades lúdicas em um projeto institucional coletivo.
Entre as atividades que integram este projeto estão interações com a terra e com a composteira da escola, gerando aprendizados sobre a sustentabilidade e o meio ambiente. “O espaço educativo tem a relevante função de formar pessoas cuidadoras de si, do próximo e do planeta, buscando em pequenas atitudes, como o uso consciente dos recursos e o olhar solidário sobre o meio ambiente, desenvolver valores, princípios e comportamentos,” explica Daniela. Utilizando recursos simples, as crianças observam, exploram, experimentam e levantam hipóteses, aguçando a curiosidade e projetando ideias e linguagens de significados. A aprendizagem acaba sendo prazerosa e criativa.
Ensino para todas as idades
Além da Criança Feliz, também estão na mesma rua a Ateliê Araçá Amarelo, que tem como diretor Diego Goethel, Lar da Criança Casva, com a diretora Juliana Lorenson Fortes, e a Meu Cantinho, com liderança de Roselaine Rosa. Complementando ainda o ambiente de ensino da rua, na 1º de Março fica o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que garante profissionalização e incentivo aos jovens. O gerente de Operações do Senai de Venâncio Aires é Daniel Machado.
Na rua Visconde do Rio Branco, está a escola estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem, com 57 anos de história e lar de muitos estudantes e ex-estudantes que já passaram pelas salas do famoso CAJ. A diretora do educandário é Cláudia Neumann.
Além dela, a rua faz fundos com a centenária escola Monte das Tabocas, que completou seus 100 anos em outubro de 2022 e divide as histórias do município em seu espaço, na quadra localizada entre as ruas Tiradentes, Rufino Pereira, Visconde do Rio Branco e Conde D’Eu. A diretora é Marinês Weizenmann. O Turno Oposto Hello Kids também tem a rua Visconde do Rio Branco como sua casa, administrado por Roselaine Rosa.
Já a rua Emílio Selbach é parte do endereço do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos/Coopeva, que tem como diretor Jair Freitag. O local oferece ensino para crianças e jovens, e tem como diferencial o turno oposto. Também, com uma das esquinas na rua, está a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires, com a diretoria de Grazieli Cristina Winkelmann. Em Venâncio, a entidade já realiza trabalhos há 43 anos, atendendo alunos e a comunidade. A instituição de Venâncio Aires também abrange os municípios de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.