Sábado de mutirão de vacinação contra Covid-19 e gripe

-

Neste sábado, 11, quem ainda não fez a vacina contra gripe ou quer colocar em dia o seu esquema vacinal contra a Covid-19, pode garantir essas imunizações em dois pontos de Venâncio Aires. O mutirão vai ocorrer das 8h às 11h30min na Travessa São Sebastião Mártir e também no Posto de Saúde Central. Estarão disponíveis 2 mil doses.

Podem se vacinar adolescentes a partir dos 12 anos e adultos. Lembrando que esses públicos não precisam mais fazer intervalos entre a aplicação da vacina contra Covid e influenza (gripe), podendo inclusive, fazer as duas vacinas no mesmo momento. Para se vacinar é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e carteira de vacinação. A campanha contra a gripe segue até o dia 24 de junho.

Aumenta da procura

Desde que a vacina contra gripe foi liberada para a população em geral, na segunda-feira, 6, a procura pelo imunizante aumentou de forma considerável, segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunizações, Janete Fernandes de Souza. “Na segunda e terça tivemos filas maiores, mas no restante da semana já acalmou um pouco mais.”

O que Janete lamenta é que a procura pela vacina contra gripe esteja acontecendo em grande maioria pelas pessoas fora dos grupos prioritários. “A nossa meta de chegar aos 90% é referente a vacinação das pessoas que mais precisam. Se continuar assim, novamente não vamos chegar lá. ”Antes da liberação geral da vacina contra gripe, Janete afirma que vacinavam em torno de 30 a 50 pessoas por dia. Nesta semana, a média diária de aplicações subiu para 200.

Prevenção

Quem esperava ansiosamente pela liberação da vacina contra gripe para toda população é Juliane Ertel Camacho, 48 anos. A balconista comenta que, quando possível, faz a vacina todos os anos e sempre mantém a carteira de vacinação em dia.

Na manhã da quarta-feira, 8, ela procurou o Posto de Saúde Central para ser vacinada. “Para mim é o melhor remédio, prefiro evitar e ter a garantia da prevenção do que ter a probabilidade de ficar mal.” Juliane, que mora no bairro Morsch, comenta que conhece pessoas jovens que contraíram gripe e ficaram de cama devido ao vírus. “Imagina, se uma pessoa mais jovem já fica deste jeito, quem é prioritário deve fazer, sem nem pensar.”

Doses disponíveis no mutirão

  • Doses 1, 2 e 3 da vacina Covid-19 para adultos e idosos que ainda não fizeram
  • Reforço 1 (dose 3) da vacina Covid-19 para adolescentes a partir de 12 anos
  • Reforço 2 (dose 4) da vacina Covid-19 para pessoas a partir de 50 anos e trabalhadores da saúde
  • Vacina da gripe a partir de 12 anos

46,9% é o percentual de vacinados dos grupos prioritários em Venâncio. O ideal é chegar em 90%. Até agora foram 12.475 doses aplicadas.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido