Já ficou na dúvida na hora de colocar fora algum material? Saiba como fazer o descarte correto em Venâncio Aires. A Folha do Mate reuniu as informações neste Guia do Descarte Correto, a partir de ações realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e demais entidades.
Móveis velhos
O recolhimento de móveis sem condições de uso é feito pela mesma empresa responsável pela coleta de lixo, a Terra Ciclo. A coleta ocorre nas quartas-feiras e aos sábados, em toda a área urbana. Os móveis devem ser deixados ao lado do contêiner, quando houver, ou em frente à casa. Eles são encaminhados ao aterro sanitário de Minas do Leão. Se estiverem em condições, móveis podem ser doados para o Gabinete da Primeira-Dama, que repassa a família carentes. Nesse caso, o contato é o (51) 2183-0672.
Galhos
Para recolhimento de galhos e restos de poda, a solicitação deve ser feita pelo telefone (51) 2183-0250, na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Sisp). Basta informar o endereço. Os galhos devem ser depositados na rua, rente ao meio-fio da calçada, em frente a casa. No caso dos galhos verdes, é possível que eles sejam triturados no próprio local. O resíduo pode ser utilizado para compostagem e recuperação do solo e é disponibilizado para a comunidade.
Pilhas e lâmpadas
A destinação de pilhas e lâmpadas pode ser feita em estabelecimentos comerciais que vendem os itens, conforme prevê a Lei de Logística Reversa.
Lixo eletrônico e vidros
Desde maio, são realizadas ações mensais de recolhimento de lixo eletroeletrônico e vidro. A coleta dos materiais ocorre na Travessa São Sebastião Mártir. Um calendário foi elaborado para que a população possa se organizar com antecedência.
Entre os equipamentos que podem ser descartados estão TV, computador, celular, teclados, monitores, impressoras, câmeras fotográficas, eletrodomésticos, carregadores e cabos elétricos, entre outros itens. Eles são recolhidos por uma empresa de Santa Cruz do Sul. Com relação aos vidros, são aceitos todos os tipos, tanto inteiros quanto quebrados, e eles são encaminhados para a Usina de Triagem de Venâncio Aires, em Linha Estrela.
Datas de recolhimento
8 de julho
5 de agosto
16 de setembro
7 de outubro
11 de novembro
9 de dezembro
Óleo de cozinha
Após utilizar o óleo, ele deve ser guardado em uma garrafa PET. As garrafas podem ser levadas até alguma escola. As escolas recolhem o óleo e repassam à Afubra, por meio do projeto Verde é Vida. A cada litro de óleo, recebem R$ 1 em vale-compras na loja. Também é possível entregar o óleo diretamente na Afubra. A entidade transforma o óleo saturado em biocombustível.
Leia mais: