Saiba qual o medicamento mais requisitado na Farmácia Municipal de Venâncio Aires

-

Venâncio Aires tem uma média de 11 mil pessoas que retiram, por mês, medicamentos na Farmácia Municipal, a qual distribui itens dispensados pelo próprio Município e pelo Estado. Entre os medicamentos contínuos mais receitados, o líder é o Sinvastatina 20mg, cuja principal ação é reduzir o LDL, o chamado colesterol ruim. De acordo com dados da Farmácia Municipal, ele tem uma saída média de 102 mil comprimidos por mês.

Sinvastatina e Omeprazol são os medicamentos mais demandados atualmente (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Depois, está o Omeprazol, com cerca 100 mil cápsulas mensais. “Este também é usado para atenuar feitos colaterais no estômago causados pelo uso de outros medicamentos mais fortes”, explica o farmacêutico Luís Augusto Giehl. Na sequência dos medicamentos com maior demanda na Farmácia Municipal, há um antidepressivo: Fluoxetina (75 mil cápsulas por mês). “O uso de antidepressivos aumentou muito devido ao isolamento social por causa da pandemia. Mas, de forma geral, o aumento na demanda por outros medicamentos também é porque muitas pessoas migraram para o SUS depois da pandemia. A questão econômica também é um fator”, avalia a farmacêutica e coordenadora da Farmácia Municipal, Natasha Artus, ao falar sobre a busca pelo serviço nos últimos anos.

Receitas

Qualquer medicamento só é dispensado pela Farmácia Municipal mediante apresentação do Cartão SUS e com receitas SUS, prescritas após atendimentos em hospitais, UPA, postos de saúde, sindicatos, Centros de Atenção Psicossocial (no caso de Venâncio são três Caps) e Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies). Receitas particulares são aceitas para medicamentos do Estado.

No início do mês, geralmente, ocorre o maior movimento e chegam a receber, por dia, até 800 receitas diferentes – um único usuário pode ter mais prescrições. Isso acontece, também, porque os medicamentos do Estado são liberados no dia 3 e muitos aproveitam para fazer a retirada dos demais. Nas semanas seguintes do mês, a média diária gira em torno de 400 receitas. Há usuários que chegam, por exemplo, a precisar de 10 tipos de medicamentos.

O atendimento da Farmácia Municipal é de segunda a sexta das 7h30min às 11h20min e das 13h às 16h50min. Todo fim de mês, durante um dia, o local é fechado para o trabalho interno de inventário, para contagem do estoque e ajustes no sistema.

Ritalina

• O cloridrato de metilfenidato, conhecido como Ritalina, é o medicamento mais demandado na Farmácia Municipal para crianças. Trata-se de um estimulante do sistema nervoso central, indicado para tratamentos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Está entre os itens fornecidos pelo Estado e atualmente é usado por cerca de 200 pacientes.

100.324 – foi o número de atendimentos ao longo de 2022.

Maio e as doenças respiratórias

Entre todos os meses do ano, tradicionalmente é maio que registra um aumento na procura. Mas, neste caso, não são para medicamentos contínuos. Segundo a coordenadora da Farmácia Municipal, Natasha Artus, devido ao período mais frio associado ao aumento de doenças respiratórias, cresce a busca de antibióticos, analgésicos, antitérmicos e antialérgicos. Só em maio de 2023, por exemplo, foram totais 10.697 atendimentos – 1.408 a mais que em abril.

No site da Prefeitura, é possível conferir a lista on-line de medicamentos atualmente dispensados na Farmácia Municipal. São 112 itens.

Mais conforto na recepção

A retirada de medicamentos do Estado e do Município ainda funciona no mesmo lugar, mas, com a ampliação da Farmácia Municipal, a parte estadual vai passar para a lateral esquerda do prédio, com quatro guichês independentes. São, em média, 3 mil pacientes por mês. Com a mudança, prevista ainda para junho, a frente do prédio será exclusiva para a parte municipal, com oito guichês. “Vai dar mais conforto, agilidade, comodidade e segurança aos cidadãos que retiram medicação da lista do Estado. E, consequentemente, vai melhorar para os da lista da Prefeitura, pois a quantidade de guichês será ampliada”, destacou o secretário de Saúde, Tiago Quintana.

Fátima de Lima é usuária da Farmácia Municipal há cerca de cinco anos. Ela também retira medicamentos para o marido (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

Nos últimos meses, a recepção da farmácia foi ampliada, com a construção de uma cobertura para proteger contra a chuva e o sol e foram instalados mais bancos. Também foi feito um estacionamento mais organizado. Entre as usuárias que elogiou a nova estrutura está Fátima de Lima, 55 anos, moradora de Linha Ponte Queimada. “Melhorou bastante pra quem vem aqui”, comentou. Ela revela que sempre que precisa de medicação, quando consulta em postos ou na UPA, consegue na farmácia. De uso contínuo, ela retira colírios e o Omeprazol. Conforme Fátima, o marido dela, Olavio, 65 anos, faz hemodiálise e também depende de remédios contínuos. “Mesmo cuidando certinho, tem coisas que só controla com remédio, como o colesterol.” A esposa revela que entre os itens está o Sinvastatina, o mais demandado na Farmácia Municipal.

R$ 153,4 mil – é média mensal que a Prefeitura gastou por mês em 2023 na compra de medicamentos.

Farmácias volantes

• Além da entrega direta na Farmácia Municipal, são dispensados medicamentos em outros 17 pontos no município, chamados de ‘farmácias volantes’. São eles: ESF 1 Caic, ESF 2 Coronel Brito, ESF 3 Macedo, ESF 5 Tabalar, ESF 7 Mariante, UBS Gressler, UBS Santa Tecla, UBS Cruzeiro, UBS Palanque, UBS Vila Arlindo, UBS Battisti, UBS Travessa, UBS Estância Nova, UBS Deodoro, UBS Santa Emília, UBS Tangerinas e Unidade Móvel.

• Segundo a coordenadora da Farmácia Municipal, Natasha Artus, as medicações controladas (substâncias com ação no sistema nervoso central e capazes de causar dependência física ou psíquica) são levadas uma vez por mês, só no interior. Nas unidades do perímetro urbano não há dispensação de medicação controlada.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido