“Salvar vidas é o mais importante nesse momento”, ressalta deputado Airton Artus sobre enchente

-

As cheias que atingem os moradores do Vale do Taquari e Rio Pardo há vários dias tem mobilizado até a Força Aérea Nacional. São milhares de desabrigados e centenas de pessoas que ainda precisam de resgate, principalmente nas cidades de Venâncio Aires, Muçum, Candelária, Sinimbu, Arroio do Meio e Lajeado. Durante esta quinta-feira, 2, ocorreu uma reunião através do Gabinete de Crise, comandada pelo vice-governador Gabriel Souza, no Comando Regional da Brigada Militar, em Santa Cruz do Sul.
O deputado estadual Airton Artus (PDT) participou do encontro, focando nas ações para auxiliar às vítimas atingidas pela enchente, principalmente em Vila Mariante, onde o Rio Taquari atingiu marca histórica no seu volume de água, superando 34 metros de sua cota. Em comparação com a cheia de setembro do ano passado, a maior até então, são cerca de 4 metros a mais, encobrindo uma localidade de quase quatro mil pessoas.
Segundo o vice-governador, são três helicópteros disponíveis para atender a região, focando nas cidades mais atingidas como Lajeado, Venâncio Aires e Candelária. Mais reforço aéreo do exército estaria vindo de São Paulo e Minas Gerais para assistir a região. Somente em Venâncio Aires, foram resgatadas 374 pessoas, principalmente na região de Vila Mariante. “São bilhões de reais que o Governo Federal precisa injetar no Rio Grande do Sul. Num primeiro momento é salvar vidas, depois é pensar num plano emergencial”, destacou o deputado Airton Artus.
Venâncio Aires está sem água desde terça-feira, dia 30 de abril, quando a Corsan precisou desligar suas bombas devido às enchentes e somente durante esta sexta-feira a situação começou ser regularizada. “Nossa situação viária já era precária e ela vai ficar muito mais vulnerável em todos os sentidos. Nossa sugestão é que a Defesa Civil faça esse repasse direto para os municípios. É inimaginável o que essa enchente vai proporcionar às dezenas de pontes e estradas, que certamente precisarão ser consertadas e refeitas”, ressalta Artus.

Texto: Rui Borgmann – MTB 18477



Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Conteúdos recebidos de assessorias de imprensa de empresas, órgãos públicos, políticos, entre outros.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido