Com o tema ‘Conscientização ambiental do povo de terreiro’, o 3º Encontro de Quimbandeiros, realizado pelo Povos de Terreiros de Venâncio Aires, ocorrerá neste sábado, 22, a partir das 22h, no Galpão Morada Velha, no Parque Municipal do Chimarrão. Na última semana o Conselho Municipal de Povos de Terreiro promoveu um encontro para discutir e alinhar os últimos detalhes da organização do Encontro de Quimbandeiros, incluindo a aprovação do regimento interno.
De acordo com o professor, sacerdote religioso e presidente do Conselho Municipal de Povos de Terreiros, Everson de Xangô, o evento tem como objetivo reunir os simpatizantes da religião. “Através da nossa pauta religiosa afro umbandista e quimbandeira, queremos fortalecer a conscientização sobre nossos espaços, com foco na luta contra a intolerância religiosa e mostrar à sociedade o nosso trabalho, tanto na área cultural quanto espiritual.” A organização do Encontro de Quimbandeiros estima a presença de em torno de 300 religiosos, vindos de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Bom Retiro do Sul, Caxias do Sul e de outras cidades do Estado.
Everson enfatiza que a cada edição a programação tem melhorado e atraído mais pessoas. “Queremos espaço na sociedade e que as pessoas reconheçam a religião culturalmente e espiritualmente, ainda há resistência e preconceito. É preciso quebrar paradigmas, a religião deve ser vista com outros olhos na sociedade, aina falta conhecimento.”
Os integrantes do conselho estiveram nesta segunda-feira, 17, na Rádio Terra FM, no programa Terra em Uma Hora, para divulgar o evento. As integrantes do conselho, Yna da Oya e Letícia de Oya, falaram da animação e expectativa com a terceira edição. “Que seja uma noite de axé”, afirma Yna. Leticia ainda lembra que o encontro é aberto a todos os públicos. O evento tem apoio da Prefeitura e das secretarias municipais de Cultura e Esportes, Habitação e Desenvolvimento Social, além da secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal.
Cartilha e ação solidária no 3º Encontro de Quimbandeiros
• No evento será distribuída uma cartilha para ampliar o entendimento sobre a preservação do meio ambiente. O professor, sacerdote religioso e presidente do Conselho Municipal de Povos de Terreiros, Everson de Xangô comenta sobre a importância das boas práticas religiosas dentro do processo.
• Para o futuro, o conselho buscará com a Prefeitura uma área verde para que possam ser realizados os despachos de forma legal e sem poluições. “É entender que não é maldade, tem uma história, uma ancestralidade por trás. Porque se existe o despacho, um santo está recebendo.”
• Além das atividades programadas, haverá uma ação solidária. Os participantes são convidados a levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para a Casa de Acolhimento de Venâncio Aires.
- Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura