A noite desta quinta-feira, 21, foi marcada por um evento na Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires, alusivo ao Agosto Lilás, mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, com foco na saúde e na defesa dos direitos das mulheres.
Conforme a vereadora Dra. Sandra Silberschlag, que também é médica ginecologista e obstetra há mais de 20 anos, a ideia do evento surgiu a partir de conversas com pacientes e com a comunidade. Segundo ela, “muitas mulheres têm medo de falar sobre uma relação abusiva ou enfrentam problemas dentro de casa. É importante termos momentos como este para ampliar a conscientização da sociedade”.
O momento integra as ações da Frente Parlamentar da Saúde da Mulher, liderada pela vereadora, e contou com a participação da delegada Lisandra de Castro de Carvalho e da psicóloga Márcia Preuss. O objetivo foi reforçar o compromisso do Legislativo municipal em ampliar o acesso à informação, fortalecer redes de apoio e incentivar o diálogo sobre a importância de enfrentar todas as formas de violência e desigualdade. Durante o bate-papo, a juíza Maria Beatriz Londero Madeira, que estava na plateia, também foi convidada a contribuir com o debate.
Já delegada Lisandra de Castro de Carvalho, titular da Delegacia de Polícia de Vera Cruz, destacou a importância da união entre as mulheres. “Nós, mulheres, devemos estar umas pelas outras. Quando soubermos que uma vizinha, amiga ou conhecida está sofrendo violência, não podemos nos calar. É preciso denunciar”, enfatizou.
A psicóloga Márcia Preuss ressaltou a importância de uma rede de apoio para as vítimas. “Precisamos pensar onde a vítima pode ficar após sofrer ameaças ou agressões. O primeiro passo fundamental no atendimento à mulher vítima de violência é o acolhimento”, explicou.
O evento reuniu mulheres da cidade e do interior, profissionais da área social do município, além de alunos e professores do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com polo em Venâncio Aires. O encontro proporcionou troca de experiências entre o público e as palestrantes, trazendo diferentes perspectivas sobre prevenção, acolhimento, direitos e saúde da mulher, com o propósito de construir um ambiente mais seguro, saudável e igualitário para todas.
Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás foi instituída pela Lei nº 14.448/2022, com o objetivo de conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher e intensificar as medidas de proteção.