Soberanas aguardam público para a 28º Festa do Colono Imigrante
Soberanas aguardam público para a 28º Festa do Colono imigrante (Foto: Divulgação)

A partir desta sexta-feira, 18, à noite, até domingo, 20, todo mato-leitoense tem destino certo para se divertir e conhecer as potencialidades da agricultura. A 28ª Festa Municipal do Colono Imigrante é a principal atração no município, neste fim de semana. Ontem, a Garota Imigrante, Larissa Scheibler, as princesas Grazieli Picolli, Nicole Wickert, Rafaela Nicolay e Sarah Feix, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Eunice Heuser, e a coordenadora de Cultura pasta e responsável pela agenda das soberanas, Daniela Stöhr, visitaram o grupo Folha do Mate/Terra FM para divulgar a programação.

Em entrevista aos jornalistas Carlos Roberto de Oliveira e Juliana Bencke, elas convidaram a comunidade regional para o evento. Larrisa destacou a valorização do setor primário – que representa mais de 40% da economia local -, como um dos objetivos do evento. Lembrou que a festa conta com a participação das cinco comunidades do interior, sendo a sede do evento, neste ano, a comunidade São José, de Linha Arroio Bonito.

A coordenadora da agenda das soberanas informou que o trabalho de divulgação é intenso. Daniela explicou que a participação das soberanas é importante, especialmente quando um dos públicos-alvo são os jovens. A secretária Eunice lembrou da primeira edição da festa, em 1994, quando era prefeita. Ela destacou o envolvimento da Emater/Ascar-RS.
Na época, o engenheiro agrônomo Eldo Stertz sugeriu que Mato Leitão promovesse seu evento, já que participava da Festa do Colono de Venâncio Aires, enquanto sede distrital. O nome, Festa do Colono Imigrante, também foi instituído para valorizar a imigração alemã no novo município.

Shafkopf

Um torneio de cartas vai abrir a festa, sexta-feira à noite. O tradicional Shafkopf , ou ‘cabeça de ovelha’, faz parte da cultura germânica. A prática é passada de geração em geração e tem como peculiaridade a batida na mesa quando uma carta é lançada, criando um som que deu origem ao nome. A disputa envolve de quatro a cinco jogadores e o objetivo é ganhar rodadas, ou tricks, e acumular pontos. O torneio de Schafkopf inicia às 19h, no Ginásio Bonitão. Inscrições podem ser feitas na hora da competição.

Parte da cultura germânica, Shafkopt terá torneio na primeira noite da festa (Foto: Divulgação)

Fim de semana

A programação será retomada às 13h de sábado, 19, com festa animada pelo Musical Energia e Feira Comercial e Agrícola. No fim da tarde, às 18h, haverá o Encontro das Soberanas da Festa do Colono Imigrante, com presenças das Garotas Imigrantes e princesas de edições anteriores, com coquetel. Após, às 20h30min, inicia o Flash Back, com a Áudio Som.

No domingo, 20, além da Feira Comercial e Agrícola, às 9h30min começa o Desfile Temático e Tratoraço. Às, 11h, haverá solenidade oficial, seguida de almoço (11h30min). Para as 12h30min, ficaram agendadas apresentação das invernadas artísticas mirim e juvenil do CTG Querência da Mata e, às 13h, dos grupos de dança alemã de Mato Leitão. A partir das 13h30min, a festa segue animada pela banda Magia Musical, encerrando com domingueira, a partir das 17h, com a banda Nova Estação.