A Secretaria da Fazenda anunciou, nesta quarta-feira, 20, o calendário para motoristas acertarem o pagamento do IPVA. O governo do Estado já está recolhendo os tributos desde ontem. Quem pagar o valor até 28 de dezembro terá 6% de desconto e não passará pelo reajuste da Unidade de Padrão Fiscal do Rio Grande do Sul (UPF/RS), que ajuda a balizar o valor do imposto.
O contribuinte que realizar o pagamento até o fim de janeiro terá 6% de desconto, mas já com a correção do UPF, quem pagar até final de fevereiro terá 3% e até o fim de março, 1%. Ainda haverá a possibilidade de parcelar em seis vezes. No entanto, quem optar por essa alternativa deverá pagar obrigatoriamente a primeira parcela em janeiro. A partir de fevereiro serão aceitos apenas pagamentos à vista. O prazo final para a parcela única é abril.
Quem tiver direito ao desconto do Bom Motorista (sem multas) pode ter ainda até 15% a menos para pagar. Outra redução no valor se dá para o desconto do Bom Cidadão, a partir do programa Nota Fiscal Gaúcha, que pode chegar a 5% para quem tiver acima de 150 notas cadastradas com CPF.
O IPVA é calculado em relação ao valor do veículo de acordo com a tabela Fipe. Para carros, é 3% do valor indicado. Já proprietários de motos e caminhões terão de pagar, respectivamente, 2% e 1%.
Para pagar, o proprietário deverá apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal são os locais cadastrados para pagamento. A opção por Pix também está disponível em mais de 760 instituições.
*Com informações da Secretaria da Fazenda