A Secretaria de Educação de Venâncio Aires garantiu, para 2025, o cumprimento integral da hora-atividade para todos os professores da rede municipal. A informação é do secretário Émerson Henrique. A hora-atividade é o período reservado, dentro da carga horária de trabalho remunerado do professor, para o planejamento de aulas, estudos, elaboração e correção de materiais.
Conforme o secretário, o cumprimento integral, com um terço da carga para hora-atividade, está previsto em lei federal e, em Venâncio Aires, já vinha sendo cumprido na integralidade para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental. “A partir de 2025, vamos garantir também para os anos iniciais do Ensino Fundamental e para a Educação Infantil. Temos banca de concurso público para isso, mas, caso não consigamos preencher assim, vamos abrir contratações emergenciais.”
Ainda segundo Henrique, para garantir esse um terço para todos os profissionais, já está autorizado o acréscimo de 27 novos professores para os anos iniciais. No caso da Educação Infantil, ele explica que talvez sejam necessárias contratações pontuais, pois ajustes de carga horária serão suficientes.
“O salário parte de R$ 2,38 mil e essas contratações estão previstas no orçamento do ano que vem. Mais do que cumprir a lei, sabemos que para ter bons resultados na educação, como Venâncio vem tendo, um dos fatores de melhora no ensino está em ter boas condições para planejar”, concluiu.