O número de transporte de pacientes portadores de doenças ou que necessitam de algum procedimento médico, que são levados a outras cidades para realizarem o tratamento necessário por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), aumentou no último ano em Venâncio Aires. Dados do Setor de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde apontam que em 2023 foram 20.247 transportes de pacientes realizados para consultas e tratamentos em todo o estado do Rio Grande do Sul de doenças não tratáveis no município. Além daqueles que necessitam de tratamento de hemodiálise, realizado em Venâncio Aires.
Em dezembro de 2021, primeiro ano da atual gestão, foram realizados 11.108 transportes de pacientes, houve um aumento de 9,1 mil transportes, comparando com 2023, e em 2022, ao todo foram 13.889. Atualmente, cerca de 20 municípios do Estado são referências em saúde pública para diversas especialidades médicas, como consultas, exames especializados, internações, procedimentos cirúrgicos, entre outros.
“Outras especialidades médicas foram abertas conforme demanda do Estado e, por isso, fornecer o transporte de pacientes faz parte do acesso do SUS para que realizem o tratamento adequado. Nós não temos todas as especialidades no município e é preciso fazer esse transporte para outras cidades, e na hemodiálise para os pacientes que necessitam semanalmente desse serviço”, explica o secretário de Saúde, Tiago Quintana.
Os procedimentos com movimentação e transporte de pacientes são realizados com ambulâncias, veículos preparados para transportar pacientes com segurança e agilidade. O transporte de pacientes é uma área recorrente no dia a dia da saúde, por isso desempenha um papel importante na segurança e no cuidado adequado do paciente durante o deslocamento. É preciso entender que esse transporte é parte fundamental do sistema de saúde, ele garante que pessoas em diferentes condições médicas possam receber a assistência necessária – seja em uma remoção, transferência ou, inclusive, na alta hospitalar. “Investimos recursos na renovação da frota para conseguir ampliar e manter o serviço de transporte funcionando”, destaca Quintana.
O transporte ocorre de segunda a sexta-feira com pacientes esporádicos, que utilizam conforme as consultas e tratamentos agendados. Com saídas matutinas e vespertinas, o Setor de Transportes de pacientes possui uma frota de sete carros do modelo Spin, para pessoas com dificuldades de locomoção, deficiência, gestantes, idosos e pacientes acamados. Também, dois veículos do modelo Gol para transporte até a hemodiálise; um Fox, uma Van, e três ambulâncias, na qual uma é de plantão 24 horas e fica disponível para remoções e altas do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de outros municípios, e da busca a domicílio. Já para buscar o paciente em sua residência, é realizada uma análise com assistente social.
Para solicitar o serviço de transporte, o paciente deve realizar primeiro a consulta em uma unidade de saúde do município. O pedido junto com os documentos solicitados deve ser encaminhado para o Setor de Transporte, que entrará em contato com o paciente para confirmar data, horário e local da saída do transporte (residência do paciente ou Secretaria de Saúde).
- Para mais informações está disponível o telefone 2183-0264 do Setor de Transportes.
Fonte: AI Prefeitura