Secretário pede aos pais que tragam seus filhos para vacinarem
(Foto: AI Prefeitura)
Secretário pede aos pais que tragam seus filhos para vacinarem (Foto: AI Prefeitura)

Semana passada, depois da internação de uma criança pela Influenza (gripe), a Secretaria de Saúde alertou para a incidência de gripe no município. Em dois dias, cerca de 220 pessoas de várias idades foram atendidas com sintomas de febre, dor no corpo, coriza e tosse nas unidades básicas de saúde (UBSs) do Centro e do bairro Santo Antônio. Ontem, através da assessoria de comunicação, reforçou o alerta: “A demanda por atendimento médico continua alta”. O secretário de Saúde e vice-prefeito, Luciano André Vargas, chamou atenção para o baixo número de imunizações. Das 70 vacinas aplicadas, apenas duas foram em crianças.

O secretário também informou que na segunda e terça-feira, 26 e 27, mais 150 pessoas foram atendidas na UBS do Centro. Sete foram diagnosticadas positivamente para Influenza. Na unidade de Santo Antônio, foram 80 atendimentos, com cinco positivos. Ele explicou que a equipe da secretaria trabalha para resolver os casos de gripe antes que evoluem para internação.

Recentemente, a pasta recebeu lote de Tamiflu, indicado para o tratamento e prevenção aos vírus Influenza A e B. Com relação à criança internada na semana passada, o secretário informou que recebeu alta. Mas, na manhã desta quarta-feira, um menino de apenas 2 anos foi encaminhado para exames no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), em Venâncio Aires.

No comunicado divulgado ontem, a Secretaria de Saúde ainda faz referência à segunda morte pela Influenza, de um homem de 74 anos, com comorbidades, na Capital do Chimarrão, na terça-feira, 27. Cita, ainda, uma morte ocorrida em Encantado e movimento no Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, que opera com 150% da capacidade para atendimentos críticos.

Atendimento

Assim que chegam às unidades de saúde apresentando sintomas de gripe, imediatamente as pessoas recebem máscara de proteção individual enquanto aguardavam atendimento. O secretário de Saúde, Luciano Vargas, demonstrou preocupação com o aumento do movimento nas UBSs acima do esperado para a época do ano, considerando que o inverno começa apenas em 20 de junho e o frio intenso ainda não chegou.

Vacinação

O secretário também lembrou que a vacina está liberada para todos e apelou aos moradores que procurem as unidades de saúde, principalmente quem tiver filhos menores, que os levem para receber a dose. O atendimento na Sala de Vacinas da UBS Central é diário: entre 8h e 11h15min e das 12h30min às 16h15min. Nas primeiras quartas-feiras de cada mês, o horário se estende até as 19h30min. “Orientamos que a população se vacine, para tentarmos reduzir o número de contaminações no decorrer dos meses”, completou a enfermeira Kátia Heinen, coordenadora de Imunizações, por meio de nota divulgada pela Prefeitura.

Prevenção

  • A vacina é a forma mais eficaz de prevenção. É segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos. Mas, existem outras formas de evitar a contaminação:
  • Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, principalmente antes das refeições;
  • Utilizar lenços descartáveis para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
  • Manter os ambientes ventilados:
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe:
  • Evitar sair de casa em período de transmissão da doença ou aglomerações e ambientes fechados.
    (Fonte: Ministério da Saúde)
Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.