Secretaria do Meio Ambiente de Venâncio Aires anuncia microchipagem para cães violentos

-

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) disponibilizará microchipagem gratuita para cães bravios ou que estão soltos em via pública. A informação foi anunciada com exclusividade pelo secretário Nilson Lehmen durante o programa Folha 105 – 1ª edição, da Rádio Terra FM, na manhã desta quinta-feira, 4. A força-tarefa foi confirmada após dois casos recentes de ataques de pitbull registrados em Venâncio Aires.

O objetivo da microchipagem é facilitar o processo de identificação do animal em caso de ataques e, também, se ele tem tutor ou é um cão de rua. A microchipagem não terá custo para os interessados e será feita com veterinário conveniado com a Prefeitura. A implementação do microchip é feita no pescoço do animal. “Estamos projetando, para semana que vem, uma ação de microchipagem de pitbulls soltos com o intuito de fazer a identificação e vinculação deles aos seus tutores. A ação conjunta terá apoio dos fiscais de Postura, da Brigada Militar e Polícia Civil”, confirmou Lehmen.

Saiba mais: Pitbull que matou poodle e mordeu homem, no bairro Coronel Brito, será castrado e adestrado

Para solicitar o processo de microchipagem é necessário entrar em contato com o WhatsApp da Secretaria do Meio Ambiente pelo número (51) 99791-1840. O mesmo contato fica à disposição da comunidade para denunciar situações de maus-tratos a animais ou para pedir orientação com relação aos cuidados com cães violentos. “Estamos fazendo o mapeamento de locais com pitbulls ou cães de outra raça soltos. Mas pedimos que, quem tenha informações, entre em contato para que façamos essa microchipagem. Quando ocorre o ataque ou um animal abandonado, sempre investigamos para encontrar o tutor, pois ele é o responsável”, explicou a fiscal da Semma, Mab Raísa.

Relembre: “Não tenho raiva do cão ou do dono, apenas não quero que se repita com outros”, relata vítima de ataque de pitbull

Lehmen enfatiza que, para denúncias de ataques é necessário entrar em contato com a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) ou a Brigada Militar, que são os órgãos responsáveis pela ação. A orientação, nestes casos, é de realizar um boletim de ocorrência.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido