Segunda oficina do VerificaON mobiliza estudantes da Crescer

-

Colaborou Luana Schweikart

O projeto VerificaON teve continuidade nesta semana, quando foi realizada a segunda oficina de educação midiática sobre combate à desinformação. A atividade, promovida pela Folha do Mate, por meio do caderno jovem Na Pilha!, com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Crescer, do bairro Coronel Brito. Aproximadamente de 50 estudantes do 1º ao 3º anos do Ensino Médio participaram da ação na instituição de ensino.

A oficina contou com apresentação da jornalista e professora do Curso de Comunicação Social da Unisc, Cristiane Lindemann. Durante o bate-papo com os alunos, ela ressaltou o papel social e histórico desempenhado pelo Jornalismo. “Nossa missão é fazer com que as coisas se mantenham equilibradas e andem de forma correta. O Jornalismo atua como fiscalizador e impacta a vida das pessoas”, salientou.

Cristiane destacou que a credibilidade é o grande produto do Jornalismo e que o papel do repórter é checar as informações para, depois, divulgá-las. “Alguns pesquisadores dizem que o Jornalismo é considerado como um quarto poder, porque ele fica o tempo todo conferindo se as coisas estão corretas. O jornalista busca apurar as informações e levá-las de forma correta e verdadeira para que as pessoas reflitam e formem as próprias opiniões”, comentou. Ainda participaram da ação na Escola Crescer a editora da Folha do Mate, Letícia Wacholz, as repórteres Bruna Stumm, Luana Schweikart e Taís Fortes, e o comunicador da Rádio Terra FM, Renan Zarth.

“O jornalista é o historiador do hoje. É um trabalho extremamente importante. Muito do que a gente conhece sobre o mundo é através do Jornalismo.”
CRISTIANE LINDEMANN
Professora do Curso de Comunicação Social da Unisc

Aprendizado

Durante a manhã, os alunos também participaram de uma dinâmica denominada ‘Detetives das Fake News’, na qual tinham a missão de, a partir das dicas repassadas pela professora Cristiane, identificar notícias verdadeiras e falsas e justificar as respostas a partir do conhecimento adquirido durante a oficina.

Alunos realizaram dinâmica para identificar notícias verdadeiras e falsas e apresentaram resultados para os colegas.

Além disso, os estudantes realizaram o quiz ‘Q?’, que está disponível no site folhadomate.com, para testarem o que aprenderam sobre o que é a desinformação e como combatê-la. As turmas ainda tiveram um momento de descontração durante o intervalo pilhado promovido pela equipe da Folha do Mate e da Terra FM.

A terceira oficina de educação midiática promovida pelo projeto VerificaON será realizada na próxima terça-feira, 4 de outubro, na Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, no interior de Venâncio Aires. Depois disso, Folha do Mate e Unisc promovem, no dia 18 de outubro, a Feira de Oportunidades. O evento tem como público-alvo alunos do Ensino Médio de Venâncio Aires e da microrregião e ocorrerá no Clube de Leituras. Uma das atrações da programação é um bate-papo sobre fake news, com a participação de especialistas no assunto.

O que os alunos acharam

A estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Crescer, Gabrielle Vargas, 17 anos, achou o projeto incrível. “Já estou bem ligada no assunto, até porque ajudo bastante meus avós que são mais propensos a cair em fake news”, contou.

A aluna destacou a atividade dos ‘Detetives das Fake News’, na qual tiveram que pesquisar se as notícias eram verídicas ou não. “Gostei de ter que ir atrás e procurar por indícios, já que é isso que temos que fazer na ‘vida real’ também.”

Gabrielle destacou a realização da dinâmica ‘Detetives das Fake News’.

Maicon Padilha, 17 anos, que frequenta o 2º ano do Ensino Médio, também gostou de participar da oficina. Para ele, a atividade foi bastante informativa e o que mais chamou a atenção foram as dicas de como verificar se uma notícia é falsa. “Gostei do projeto e acho que é importante passar essas informações adiante, levar para os familiares que não têm tanto acesso”, compartilhou.

Maicon pretende compartilhar com familiares o conhecimento adquirido durante a oficina.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido