Câmeras monitoram diversos pontos do municípío (Foto: Alvaro Pegoraro)
Câmeras monitoram diversos pontos do municípío (Foto: Alvaro Pegoraro)

Se o Governo do Estado não consegue entregar um efetivo satisfatório aos órgãos de segurança pública, assim como dar condições de igualdade a todos os setores, os equipamentos eletrônicos, cada vez mais, se tornam aliados da Brigada Militar, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Segurança Pública. Atualmente há 22 câmeras de monitoramento em operação e outros 11 dedos-duros vigiando o município.

Instaladas no governo do então prefeito Airton Artus, no mês de junho de 2012, as câmeras de monitoramento passaram por processos de substituição de equipamentos e manutenção e, por vezes, ficaram fora de operação. Recentemente, algumas delas não estavam funcionando e, por isso, todas passaram por manutenção e agora funcionam a pleno.

As câmeras, como ressalta a capitão Michele da Silva Vargas, são os olhos da polícia em todos os pontos do município. Elas estão instaladas em pontos estratégicos, permitem a aproximação e armazenamento de imagens e são monitoradas em uma central, na Brigada Militar, com sistema de espelhamento na Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Isso permite que tanto a Brigada Militar, quanto o Departamento de Trânsito, fiscalizem as ruas e quem circula pelo município. E em caso de uma ocorrência mais grave, como um acidente ou assalto, por exemplo, as imagens ajudarão as forças de segurança a agir com mais agilidade e eficiência.

Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito, Luciano Teixeira, está em estudos a aquisição de câmeras para serem instaladas em todas as sedes distritais da capital do chimarrão. Isso ampliará em muito o monitoramento e facilitará as ações dos órgãos de segurança no município.

Leitores de placas

Os 11 leitores de placas instalados nos principais acessos ao município estão em funcionamento. Os conhecidos ‘dedos-duros’ se somam à prevenção e combate ao crime no município.

Para Luciano Teixeira, os leitores de placas auxiliam sobremaneira na segurança. Os equipamentos são ferramentas que permitem identificar um veículo furtado, roubado ou que está em situação irregular, como em atraso com o licenciamento. “Ele permite que se identifique, em qualquer ponto do Estado, um veículo em situação de furto ou roubo, desde que o caso tenha sido comunicado aos órgãos de segurança pública”, resume Teixeira.

“As câmeras de monitoramento são uma ferramenta que nos permite vigiar diversos pontos do município ao mesmo tempo, sem a necessidade da presença física de um policial militar.”

MICHELE DA SILVA VARGAS
Cap., comandante da 3ª Cia