A partir de segunda-feira, Mato Leitão reforça valores que, preservados, remetem à cidadania
A partir de segunda-feira, Mato Leitão reforça valores que, preservados, remetem à cidadania (AI/Prefeitura)

O translado do Fogo Simbólico à Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de Pádua (Emef SAP), pela Brigada Militar, seguido de hora cívica, na próxima segunda-feira, 1º de setembro, abre oficialmente a Semana da Pátria de Mato Leitão. O ponto alto será a caminhada cívica, agendada para o dia 6, às 9h, com participação de autoridades, estudantes, professores e servidores das quatro escolas do município e entidades. O trajeto se inicia na rua coberta, ao lado do Colégio Estadual Poncho Verde, e encerra no Centro Administrativo.

O tema da Semana da Pátria deste ano é “Valorizando a cultura, o esporte, a educação e a cidadania”. Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, objetiva refletir sobre a história, os valores e o papel do cidadão na construção do município. Foi elaborada a partir do tema nacional, ‘Dom Pedro II’, inspirado no segundo e último imperador do Brasil, considerado, por muitos um visionário que possibilitou avanços na ciência, na educação e na cultura do país.

A programação segue um roteiro traçado para o Fogo Simbólico, que chegou ao município no dia 22, pelas mãos da atleta campeã na prova de pentatlo do Campeonato Escolar do Rio Grande do Sul (Cergs). Mayane Thiesen foi acompanhada de integrantes da Liga da Defesa Nacional. Atualmente guarnecida no Centro Administrativo, por servidores e Brigada Militar, a chama percorrerá as escolas municipais e a Câmara de Vereadores, onde ocorrem atos solenes alusivas à pátria.

A secretária Eunice Inês Heuser explica que comemorar o dia 7 de setembro tem propósito de despertar a consciência de cada cidadão. “Lembrar que cada um precisa fazer sua parte para o desenvolvimento da sua comunidade, do seu estado, do seu país. Que é momento de lutarmos por mais justiça social, sem diferenças e com mais solidariedade.” A programação, segundo ela, reforça valores que precisam ser cultivados diariamente, como o respeito à história e o orgulho de ser brasileiro. E, todos esses valores listados, na sua opinião, se resumem na palavra ‘cidadania’. “Se há cidadania é porque estão garantidos os direitos das pessoas.”

Valores

  • Em documento enviado às escolas do município, a organização da Semana da Pátria discorre sobre cada um dos itens que integram a temática: “a cultura preserva nossa identidade, o esporte promove saúde e união, a educação abre caminhos para o futuro e a cidadania garante que todos participem dessa caminhada”. E discorre sobre cada valor:
  • Cultura: essência da identidade de um povo. Carrega a memória dos antepassados, preserva tradições, transmite valores e os conecta às raízes. Em Mato Leitão, se expressa na preservação da história dos imigrantes, no cuidado com os costumes herdados e no incentivo às manifestações artísticas que fortalecem o sentimento de pertencimento.
  • Esporte: ferramenta de inclusão e transformação social. Promove a saúde física, estimula a disciplina e ensina o respeito às regras e aos adversários. Ensina sobre cooperação, superação e espírito de equipe — valores fundamentais para a vida em comunidade. Nosso município, é um meio de integrar gerações, unir famílias e criar oportunidades para o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos.
  • Educação: alicerce do progresso que amplia horizontes, desenvolve o pensamento crítico e capacita pessoas para encarar os desafios. É capaz de transformar realidades, abrir portas e promover a igualdade de oportunidades. Em Mato Leitão, está representada nas escolas bem estruturadas, nos professores qualificados, em projetos pedagógicos inovadores e no envolvimento da comunidade escolar.
  • Cidadania: exercício pleno dos direitos e deveres em sociedade. É a prática diária de respeito ao próximo, proteção ao meio ambiente, zelo pelo patrimônio público e fortalecimento da democracia. É participar ativamente da vida comunitária, dos conselhos municipais ou exercendo com responsabilidade o voto. O bem-estar coletivo depende do compromisso de cada um.

Programação da Semana da Pátria

  • Tema nacional: Dom Pedro II
  • Tema estadual: Grêmio Náutico União
  • Tema municipal: “Valorizando a cultura, o esporte, a educação e a cidadania”
  • Dia 1º de setembro (segunda-feira): translado do Fogo Simbólico à Emef Santo Antônio de Pádua, para hora cívica às 9h;
  • Dia 2 (terça-feira): translado do Fogo Simbólico ao Colégio Estadual Poncho Verde, para hora cívica às 9h; e translado do Fogo Simbólico à Câmara de Vereadores, para ato solene às 19h;
  • Dia 3 (quarta-feira): translado do Fogo Simbólico à Emef Ireno Bohn, para hora cívica às 9h;
  • Dia 4 (quinta-feira): translado do Fogo Simbólico à Emei Vó Olga, para hora cívica às 9h;
  • Dia 5 (sexta-feira): translado do Fogo Simbólico ao Centro Administrativo;
  • Dia 6 (sábado): Caminhada Cívica às 9h, da rua coberta do Colégio Poncho Verde ao Centro Administrativo. Ao fim do dia, o fogo será extinto, encerrando os atos cívicos.
  • Em caso de chuva, ato solene transcorrerá no ginásio da Ireno Bohn.
Caco Villanova

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.

Atua na cobertura geral do município, em publicações especiais e acompanha os principais acontecimentos na região.