As culturas de rua ganharão novamente destaque na Capital do Chimarrão no mês de novembro. A segunda edição da Semana Municipal do Hip Hop, realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Consciência e Atitude (Coat), em parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires, ocorre entre os dias 12 e 18 de novembro, e contará com apresentações de rap, breaking, grafite, DJs e poesias, além de bate-papos em escolas.
Segundo o produtor cultural e coordenador da Coat, Djalma da Silva, no domingo, dia 12, ocorre o evento principal, com local a ser definido, que será um encontro regional da cultura hip hop, com diversas atrações. “Vai rolar aquele encontro com apresentações de artistas de toda região e também da casa. Ainda vamos oferecer o prêmio ‘Fortalece’ para Jacson Oliveira, o Jacson DJ, como precursor da cultura hip hop de Venâncio”, destaca Silva.
Será a segunda edição do prêmio, destinado a personalidades com história de fortalecimento da cultura de rua na Capital do Chimarrão. Na primeira edição, o premiado foi Alex Severo, precursor do skate e grande incentivador do segmento no município. Jacson DJ, premiado deste ano, é um dos primeiros a praticar o hip hop no município e também a organizar grupos sobre a cultura, desde 1989.
“Embora o Jacson DJ não esteja mais na atividade tocando festas, ele ainda vive a cultura no dia a dia, em sua personalidade, e participa, esporadicamente, de eventos e encontros. Esse é um reconhecimento da Coat a esse notório expoente do hip hop de Venâncio, no ano do cinquentenário da cultura”, comenta o coordenador da Coat.
Programação
As equipes da Coat e parceiros estarão com palestras e bate-papos nas escolas durante toda a semana. Na segunda-feira, 13 de novembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, das 10h às 11h30min e das 13h às 14h30min.
Na terça-feira, 14 de novembro, estarão no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires, das 10h30min às 12h, além de participar do IFGames, no Parque do Chimarrão. Na quinta-feira, 16, a Emef José Duarte de Macedo recebe a Coat, entre 10h30min e 11h30min e das 13h às 14h30min. Para finalizar, no sábado, 20, a Emef Zilda de Brito Pereira terá bate-papo das 8h30min às 10h.
Em 12 de novembro é comemorado o Dia Municipal do Hip Hop. A Semana Municipal do Hip Hop, em alusão à data, é realizada a partir de emenda impositiva de R$ 16 mil do vereador Benildo Soares (Republicanos).