A Banda Alphorria, que integra o Movimento dos Afrodescendentes de Venâncio Aires – Organização Não Governamental (ONG) Alphorria, apresentará o projeto Black Bagual, no dia 13 de setembro, às 20h30min, na sede do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, no Parque do Chimarrão, em show que fará parte da programação da Semana Farroupilha de 2024.
O projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), no valor de R$ 10 mil, e trará um espetáculo de celebração à música negra do Rio Grande do Sul, revisitando o próprio repertório da Banda Alphorria e explorando gêneros como música nativista e samba. Entre os compositores e intérpretes gaúchos que serão apresentados estão Lupicínio Rodrigues e César Passarinho.
A banda é composta de bateria, guitarra, contrabaixo, teclados, vocais e, para adaptar ao repertório gauchesco a ser apresentado no projeto, a gaita. Conforme a coordenadora Ana Lúcia Landim, uma banda que contempla estilos musicais como soul, jazz e samba, aceitou o desafio de enaltecer a música gaúcha, com arranjos elaborados para o projeto.
Ana destaca que o projeto objetiva disseminar a importância da cultura afro para a formação do Rio Grande do Sul e do município de Venâncio Aires, uma vez que diversos legados foram deixados pelos negros, o que forneceu elementos essenciais que até hoje seguem presentes na culinária, no linguajar e na musicalidade gaúcha. Na música, a influência está em ritmos como a milonga e a vaneira, que são típicos dos fandangos, que também têm origem afro.