Seminário de Integração reúne os jovens aprendizes do Instituto Crescer Legal

-

Uma tarde para compartilhar conhecimento, para integrar, para aprender. Foi com este objetivo que os jovens aprendizes das sete turmas do Instituto Crescer Legal se reuniram virtualmente na tarde da terça-feira, 24 de maio, e apresentaram algumas das atividades que foram realizadas até o momento no curso de Gestão Rural e Empreendedorismo. O encontro foi acompanhado pela equipe pedagógica, educadores e membros da diretoria do Instituto.

Maquete, croqui e mural colaborativo trouxeram um novo olhar sobre as potencialidades da propriedade, assim como o mapeamento da rota da casa dos jovens até a escola demonstrou o que está ao entorno dos jovens. Eles também realizaram momentos de autoconhecimento sobre si e sobre a família, utilizando diferentes métodos: a elaboração da árvore genealógica, do livro de família e do objeto significativo. Listaram também as saídas pedagógicas, como a visita à Expoagro Afubra, e atividades reflexivas sobre o trabalho infantil e visão empreendedora.

“É muito gratificante perceber que vocês estão aproveitando o curso e, em questão de poucas semanas, já tiveram uma evolução pessoal. Os temas trabalhados até aqui certamente farão diferença na vida pessoal e profissional de vocês. E fica a mensagem para que todos continuem se esforçando para que quando chegarmos ao fim do ano a gente possa novamente erguer o braço e dar sentido àquele ‘sim, nós podemos’ que combinamos no início das atividades”, falou aos jovens Iro Schünke, diretor presidente do Instituto. Em 2022, 155 jovens são atendidos pelo Instituto Crescer Legal e foram contratados como jovens aprendizes.

O Instituto Crescer Legal é realizado em sete municípios, sendo Canguçu, Cerro Branco, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul. Em Passo do Sobrado, o curso é realizado na Secretaria Municipal de Cultura e Desporto. As aulas para os 23 aprendizes são ministradas por Luís Augusto Bohnenberger.

SAIBA MAIS

Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas no Brasil, o Instituto Crescer Legal já conta com dois reconhecimentos nacionais pela inovação e pioneirismo em oferecer oportunidades para os jovens rurais. Com a validação do Ministério do Trabalho, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já certificou, desde 2016, 596 jovens rurais do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil, e é considerado pioneiro por proporcionar uma forma inovadora de aplicação da Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo. Os 155 jovens participantes foram contratados por associadas do Instituto Crescer Legal e recebem salário proporcional a 20 horas semanais para participarem do curso de gestão e empreendedorismo, no contraturno escolar, com atividades teóricas e práticas que totalizam 800 horas. (Fonte: MSL Andreoli)

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido