Mais de 150 profissionais da saúde, educação e assistência social participaram, nesta sexta-feira, 22, do III Seminário promovido pelo Comitê Municipal de Prevenção do Suicídio de Venâncio Aires. O encontro, na Câmara de Vereadores, abordou o tema ‘O cuidado na saúde mental na infância e na adolescência e a prevenção a violência’. A atividade faz parte da programação do Setembro Amarelo.
Ao longo do seminário, a psiquiatra da Infância e Adolescência, Maria Rosa Iorra, destacou que culturalmente se tem a ideia de que a criança não tem períodos de infelicidade. Entretanto, de 10 a 20% dos pequenos apresentam transtorno mental, sendo que 75% dos distúrbios iniciam nos períodos da infância e adolescência.
“A criança precisa ter rotina, mas uma rotina que ensine que para tudo tem o seu tempo certo. Por isto, sono, alimentação, lazer, estudo e autocuidado precisam estar neste cronograma”, destacou a psiquiatra.
De acordo com o secretário de Saúde, Tiago Quintana, o encontro busca levar informações qualificadas aos profissionais, para que a rede básica de saúde possa avançar na melhoria do atendimento prestado. A orientação do município é para que o cidadão que precisa de ajuda busque atendimento em uma das unidades de saúde mais próxima de casa.
Durante o mês, o Comitê promoveu atividades de capacitação dos profissionais, caminhada de conscientização, pitstop e grupo de sobreviventes. Para encerrar a programação, a equipe realizará uma palestra aberta ao público na próxima terça-feira, 26, às 18h30min, na Câmara de Vereadores, com o tema ‘Saúde Mental: o cuidado na infância e adolescência para melhorar o futuro’.
Para além do Setembro Amarelo, o comitê busca construir durante o ano uma rede de apoio entre as pessoas em luto pelo suicídio. Desta forma, são realizados, de dois em dois meses, grupos de sobreviventes enlutados, com o objetivo de oferecer um lugar de acolhimento e troca de experiências e de sentimentos. Também é executado o projeto ‘Informar é Prevenir’, que leva palestras a empresas e escolas.
Fonte: AI Prefeitura