A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires sediou, na tarde dessa sexta-feira, 16, o seminário ‘Diálogo para Todos: ações de promoção da vida’. O evento integra a programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio e promoção da vida, e reuniu profissionais para refletir a respeito dessas temáticas.
O seminário iniciou com a apresentação do Plano Estadual de Promoção de Vida e Prevenção ao Suicídio. A atividade foi coordenada pela chefe da Divisão de Políticas Transversais da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e vice-coordenadora do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, Marilise Fraga de Souza. O objetivo era compartilhar estratégias realizadas a partir do trabalho intersetorial.
“A saúde mental afeta muitos municípios gaúchos, não é só Venâncio Aires. O Rio Grande do Sul, em si, tem um alto índice. Não é algo simples de se resolver, é uma questão delicada e que precisa de muito cuidado”, destacou Marilise.
O público também pôde prestigiar uma roda de conversa que abordou estratégias de promoção da vida e prevenção dos suicídios. Participaram dessa mesa, além de Marilise, a integrante do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Cruz do Sul, Naira Lisane Zanette; o assistente social, doutorando no programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc e porta-voz do Comitê de Prevenção dos Suicídios de Santa Cruz do Sul, Carlos Stavizki Junior; e a coordenadora do Comitê de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires, Zamara Amorim Silveira.
Para a coordenadora do Comitê de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires, Zamara
Amorim Silveira, a realização da atividade foi muito gratificante. “A ideia do seminário era abordar um pouco como o combate ao suicídio é uma questão intersetorial. A fala da Marilise contemplou isso, a partir do plano do Estado, que menciona como cada área pode atuar”, relata.
Ela também salienta que as falas dos representantes do CVV e do comitê de Santa Cruz do Sul foram importantes para a troca de experiências e para o avanço do trabalho realizado pelo comitê de Venâncio Aires.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Programação
• A próxima atividade da programação do Setembro Amarelo ocorre dia 28, às 8h, quando será realizada a ação ‘Conversando com os médicos’. A atividade será realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal da Fazenda, localizada no prédio da Prefeitura, e tem como público-alvo os médicos da rede municipal de saúde.