O Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva de Venâncio Aires (Numesc/VA), em parceria com o Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEAcolhe), de Santa Cruz do Sul, promoveu na quarta-feira, 8, na Câmara de Vereadores, o 3º seminário sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o tema ‘Desenvolvimento Infantil e Sinais de Alerta’, o evento reuniu 150 participantes e as profissionais convidadas para falar sobre o assunto foram a terapeuta ocupacional, Cibele Oliveira, e a fonoaudióloga Thamires Stecker, ambas integrantes da equipe do TeAcolhe.
Em sua fala, a terapeuta ocupacional, Cibele Oliveira, destacou os marcos de desenvolvimento infantil, ressaltando a importância de reconhecer que cada criança tem seu próprio ritmo. “A diversidade no processo de crescimento é natural e devemos abraçar as singularidades, promovendo ambientes que permitam a expressão plena do potencial único de cada criança. A compreensão desses marcos e a valorização do ritmo individual contribuem para uma abordagem mais inclusiva e respeitosa no cuidado e na educação das crianças”, salienta Oliveira.
De acordo com a coordenadora do Numesc, Analuci Lenuzza de Oliveira Pesqueira, o encontro foi voltado para capacitação e conscientização, e teve como intuito informar e orientar a comunidade em geral, familiares e profissionais da assistência social, saúde e educação a respeito da temática. “A relevância desse seminário sublinha a importância de compreender o desenvolvimento infantil e os sinais de alerta relacionados ao autismo”, explica Analuci.
Ela ainda destaca que compreender o autismo para respeitá-lo é fundamental. “Ao conhecermos melhor as nuances desse espectro, podemos construir uma sociedade mais inclusiva, empática e acolhedora. A informação é a base para quebrar estigmas e promover o respeito à diversidade. Podemos construir um mundo onde cada pessoa, independentemente do seu espectro autista, seja valorizada e respeitada”, finaliza a coordenadora.
Fonte: AI Prefeitura