Seminário sobre recuperação de matas ciliares é nesta sexta

-

Ocorre nesta sexta-feira, 11, o seminário ‘Recuperação de matas ciliares e áreas degradadas pós-enchentes’. O momento é organizado pela Prefeitura de Venâncio Aires, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Movimento Pró-Matas Ciliares do Vale do Taquari.

Segundo a secretária de Meio Ambiente de Venâncio Aires, Carin Gomes, o evento contará com 120 participantes e no momento não há mais vagas disponíveis para novas inscrições. A organização avalia a possibilidade do local – auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) – receber mais pessoas, mas ainda não há confirmação. Técnicos de prefeituras da região dos vales do Rio Pardo e Taquari devem participar.

O seminário visa discutir, avaliar e projetar ações que contribuam para a recuperação e preservação de áreas, especialmente as que foram destruídas ou comprometidas pelos extremos eventos climáticos do último ano. A proposta da programação inclui apresentação de imagens dos estragos causados pelas enchentes e deslizamentos de terra, além de oportunizar o repasse de informações técnicas por parte de profissionais, promover discussões e questionamentos da comunidade e sugerir propostas e uma agenda de ações a serem executadas nas áreas atingidas.

“Identificou-se a necessidade de criar esse espaço para dialogar com entidades representativas, gestores públicos e privados, técnicos da área ambiental e demais interessados, a fim de discutir alternativas e ações adequados”, explica Carin.

  • Com informações da AI Prefeitura

Palestrantes

• Priscila Pacheco Mariani – Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Ciência do Solo pela UFRGS e graduada em Engenharia Ambiental.
• Matheus Degrandi Gazzola – Doutorando em Engenharia Florestal pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (NEPRADE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
• Elisete Maria de Freitas – Bióloga, doutora em Botânica e professora na Universidade do Vale do Taquari (Univates), no PPGBiotec.
• Cleberton Bianchini – Engenheiro ambiental da Univates/Movimento Pró-Matas Ciliares/DuoTeb Engenharia.

Programação

  • 13h30min – Recepção
  • 14h – Abertura com apresentação das imagens das áreas atingidas pela enchente
  • 14h15min – Recuperação de áreas degradadas: Matheus Degrandi Gazzola (Doutorando em Engenharia Florestal) – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (Neprade) da UFSM)
  • 15h – Recuperação de matas ciliares e técnicas de engenharia natural: Elisete Maria de Freitas (Bióloga, Doutora em Botânica – Professora na Univates/PPGBiotec) – UNIVATES/Movimento Pró-Matas Ciliares do Vale do Taquari.
  • 15h40min – Cuidados na escolha das técnicas de engenharia natural: Cleberton Bianchini (Engenheiro Ambiental) – UNIVATES/Movimento Pró-Matas Ciliares/DuoTeb Engenharia
  • 16h – Case de sucesso em Venâncio Aires: Priscila Pacheco Mariani (Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto Pesquisas Hidráulicas – IPH/UFRGS; Mestre em Ciência do Solo pela UFRGS, Graduada em Engenharia Ambiental) – Projeto MUDA / UNISC.
  • 16h20 min – Discussões, questionamentos, propostas de recuperação e agenda de ações.
  • 17h – Encerramento
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido