Senar realiza capacitação sobre nota fiscal eletrônica em propriedades rurais

-

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), embora obrigatória para neste ano somente para produtores rurais que tiveram receita bruta superior a R$ 360 mil em 2023 ou 2024, ainda é novidade para muitos. O manuseio e as dúvidas surgem quando os agricultores testam o aplicativo e precisam se adequar às tecnologias. Alguns enfrentam mais dificuldades, outros menos, mas a tecnologia será de uso diário para os produtores e substituirá as notas de papel do tradicional ‘bloco’, sendo obrigatória para a emissão na venda de seus produtos em operações internas.

Para auxiliar aqueles que ainda têm dúvidas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realiza cursos de capacitação diretamente nas propriedades rurais. A atividade é totalmente gratuita, desde que haja a participação de pelo menos 10 pessoas.

Nesta semana, uma das propriedades que recebeu o curso foi a de Carina Pires e Leandro Hickmann, em Linha Antão, no interior de Venâncio Aires. Carina, que cultiva morangos e, junto com o marido, também produz tabaco, reuniu um grupo de agricultores das regiões de Linha Marechal Floriano, Centro Linha Brasil, Linha Brasil e Linha Arroio Grande para participar da capacitação, realizada no galpão da propriedade. O responsável pelas explicações foi o professor do Senar, Marcelo Duran, que ministrou o curso na terça e na quarta-feira, 11 e 12. Ele ensinou aos produtores rurais o passo a passo da emissão das notas no aplicativo Nota Fiscal Fácil, no celular.

Para Carina, a capacitação é de grande importância para todos os agricultores. “Meu desejo é que todas as pessoas pudessem realizar a capacitação para a nota eletrônica. Vai ser uma tecnologia que todos os produtores precisarão dominar. É necessário inovar e se adequar às mudanças, mesmo que, no início, seja difícil”, considera.

As duas datas do curso foram intermediadas pelo Sindicato Rural de Venâncio Aires. A assessora jurídica da entidade, Isabel Cristina Oestreich, explica que os cursos do Senar estão disponíveis para todos os agricultores, mesmo aqueles que não são associados ao sindicato. “Marcamos as datas com 90 dias de antecedência. Os cursos normalmente são realizados na propriedade do interessado. Quem tiver interesse em receber um dos cursos pode se informar no escritório do Sindicato Rural”, comenta.

VANTAGENS DA NF-E

1 Reduz erros de escrituração

2 Economiza tempo, pois a nota pode ser emitida de qualquer lugar, sem precisar de rede de internet. O agricultor tem 168 horas após a emissão da nota para ter acesso a uma rede

3 Agiliza e torna mais eficiente a Receita Estadual

4 Diminui o consumo de papel

5 Junto ao aplicativo Nota Fiscal Fácil, é possível realizar testes e simular notas fiscais. Para isso, é necessário o CPF do produtor e senha Gov.br

Quem deve emitir NF-e em 2025

  • Produtores rurais que tiveram receita bruta superior a R$ 360 mil em 2023 ou 2024 devem emitir a NF-e a partir de 1 de julho de 2025
  • Os demais produtores rurais devem se adequar até janeiro de


Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido