Sérgio e Jaqueline promovem segunda turnê ‘Negrejar’

-

Em 2024, o mês de novembro é ainda mais especial para os artistas e produtores culturais venâncio-airenses Sérgio Rosa e Jaqueline Santos. Para além da continuidade no projeto ‘Novembro o Ano Inteiro’, com a realização da turnê ‘Negrejar’ em diversos municípios do Rio Grande do Sul, também marca o primeiro feriado nacional de 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra.

A turnê ‘Negrejar’ inicia na próxima terça-feira, 5, no município de Ibarama. Também estão confirmados espetáculos em São Sepé, Ivorá, Arroio Grande, Jaguarão, Miraguaí, Vista Gaúcha, Caibaté, Cachoeira do Sul, Tenente Portela – ainda há datas em aberto. Conforme Jaqueline, o projeto conta com as apresentações Rainha Abayomi, Iya Dudu e Okan Ijó, que variam entre o público infantil ao adulto, além de uma palestra de sensibilização com os professores. “É necessário debater as pautas raciais, ainda mais em escolas, como obriga a Lei 10.639 [confira no box]. Sabemos que é um processo lento, por isso, resolvemos centralizar os nossos trabalhos afros no mês de novembro”, destacou Jaqueline, em entrevista para o programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM.

Os espetáculos duram cerca de 40 minutos e, conforme Sérgio, além da crítica social, as apresentações são marcadas pela dança e música. “Muitas crianças costumam vir me abraçar, por se encontrarem nas personagens. Mas, muitas vezes, com 300 pessoas nos locais, somos os únicos negros. Transformamos o nosso ativismo na nossa profissão.”, completou.

Feriado

O feriado do Dia da Consciência Negra também é motivo de orgulho para a dupla. Jaqueline afirmou que esse foi um processo de muita luta dos movimentos negros para chegar nesse dia. “Se não tiver luta e alguém que vá contra o sistema, quem vier depois, não desfrutará da história.” A data também foi destacada por Sérgio, que citou que este é um marco e um momento para a população refletir e pesquisar sobre o assunto.

Em 2023, a dupla percorreu 33 municípios no ano, sendo 14 apenas em novembro, somando mais 20 mil quilômetros percorridos.

Municípios confirmados na ‘Negrejar’

• Ibarama, São Sepé, Ivorá, Arroio Grande, Jaguarão, Miraguaí, Vista Gaúcha, Caibaté, Cachoeira do Sul, Tenente Portela.

Entenda a lei

1. A Lei 10.639/2003 é uma lei federal que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas brasileiras, desde o ensino fundamental até o ensino médio.

2. O objetivo é combater o racismo ao valorizar a participação de negros e indígenas na construção da identidade nacional, descolonizar o ensino de história, que era marcado por uma perspectiva eurocêntrica e inserir na história do Brasil a história da população negra, que predominou na construção do país.

3. Segundo Jaqueline Santos, apenas 30% dos municípios brasileiros aplicam a lei. “Fizemos um estudo para entender o que estava acontecendo com esses municípios que não aplicavam a lei, então começamos a fazer uma oferta maior para esses – que estavam sendo cobrados no Tribunal de Contas da União (TCU).”



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido