O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires organiza uma assembleia geral extraordinária para esta quarta-feira, dia 13 de dezembro, com objetivo de mobilizar a categoria em busca dos 5,23% de perdas relativos ao período da pandemia. O evento terá a primeira convocação às 18h30min e segunda às 19h, no Plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.
De acordo com Júnior Ronan Hendges, presidente do sindicato, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, a proposta da Prefeitura, apresentada na última semana, era de 0,5% acima da inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Com a proposta, a gente se sente muito insatisfeito. E não só nós do sindicato, mas a categoria geral dos servidores nos comunica essa insatisfação. Creio que ele [prefeito] está sabendo disso. Impossível, como gestor, não saber disso”, afirmou.
A última reunião entre as partes ocorreu no dia 4 de dezembro, convocada pela Prefeitura, quando a proposta foi apresentada. “Quando a gente sentou para conversar com o prefeito e a vice-prefeita, não tinha ninguém compondo aquela mesa para negociação da parte da equipe técnica que a Prefeitura pudesse colocar para nos explicar por que não podemos repor acima deste 0,5%”, reclamou Hendges.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura havia cumprido a revisão de 5,79%, referente ao IPCA, que já é garantido por lei. No entanto, além desta percentagem, a classe exige mais 5,23%, que seria relativo ao que foi perdido em 2020 e 2021, quando não era possível realizar reajustes.
Prazos preocupam
Segundo o presidente do sindicato, como promessa de campanha, Jarbas da Rosa garantiu a recomposição até o fim do mandato. Mas, uma vez que ainda não foi resolvida a situação, os sindicalistas olham com preocupação para o tempo restante. “Se lá no início do ano, quando se tinha um caixa estável, não pôde nos repor, que dirá agora quando a projeção é de déficit?”, questionou Hendges.
O presidente lembrou que em julho, quando houve uma paralisação que reuniu cerca de 500 pessoas, Jarbas prometeu sentar à mesa com o sindicato em agosto, para tentar chegar a uma solução, o que não ocorreu.
Decepção
• Diretor de Patrimônio do sindicato, o vereador Eligio Weschenfelder, que também esteve no programa ao lado dos sindicalistas, lembrou que o prefeito teve amplo apoio dos servidores. “Quando o candidato Jarbas lançou seu nome à Prefeitura, ele teve apoio maciço da categoria, porque, pela primeira vez na história, teríamos um prefeito médico concursado e uma vice-prefeita enfermeira concursada. Se imaginava que, enfim, teríamos finalmente a verdadeira valorização do servidor público, até porque foi isso que ele pregou na campanha. Mas o que se vê na prática é que ele virou as costas para os servidores”, lamentou.
O que diz o prefeito
A respeito das reivindicações da cúpula do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires, o prefeito Jarbas da Rosa reiterou o que vem sustentando desde o início das tratativas salariais.
Ele afirmou que, conforme consta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, o Município vai cumprir com o percentual de reposição e conceder 0,5% de ganho real em janeiro do ano que vem, data-base do funcionalismo.
“Vamos aguardar o IPCA para termos o índice da revisão e dar meio ponto percentual. Parcialmente, já consegui repor as perdas do período de pandemia e, em 2024, manteremos os esforços para avançar na valorização”, comentou.