Servidores públicos de Venâncio protestam para reivindicar recuperação salarial da pandemia

-

Cerca de 25 servidores públicos municipais de Venâncio Aires realizaram um protesto no fim da tarde de segunda-feira, 18, em frente à Prefeitura. Os funcionários, vestidos com camisas pretas para demonstrar o ‘luto’ pela proposta que o governo apresentou, se reuniram no local e partiram em caminhada para a Câmara de Vereadores, onde foi realizada a última sessão ordinária deste ano.

No Legislativo, os servidores entregaram para cada vereador uma cópia da carta aberta à comunidade de Venâncio. Entre os principais pontos do texto divulgado pelo Sindicato dos Servidores Públiocos de Venâncio Aires estão números com relação ao crescimento da receita líquida do Município e o dado de que o percentual de despesas com servidores caiu de 37,84% em 2021 para 37,62% em 2022. Além disso, ainda destaca que discorda da proposta de recuperação de perdas de 0,5% sugerida pelo prefeito Jarbas da Rosa.

Os servidores reivindicam a recuperação salarial referente ao período da pandemia, um índice de 5,23% acima da inflação. O prefeito Jarbas da Rosa antecipou que não será possível atender ao pedido. Além da reposição pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o chefe do Executivo acena com 0,5% de ganho real.

“Estamos falando de servidores que consertam estradas ou ruas, que fazem com esmero suas funções, sustentam suas famílias, movimentam a economia local seus salários. Serviço público não acontece sem servidor. Servidor sem valorização precariza o serviço público e essa precarização atinge a população”, destaca um trecho da nota.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio Aires, Júnior Ronan Hendges, os servidores esperam que a manifestação tenha resultados, embora o grupo esteja desacreditado de que o prefeito atenderá a demanda. “O sindicato vai continuar fazendo seu papel, fazendo a sua parte. Nós não vamos cruzar os nossos braços, nós vamos continuar lutando e trabalhando em prol do servidor, que é a nossa bandeira”, disse Hendges.

“Não podemos considerar que tem uma negociação, porque sempre ao sentar a mesa com o prefeito recebemos somente a comunicação do que ele pode nos dar, não existe um meio termo, não existe uma conversa para ajeitar ou ajustar o orçamento. Os servidores estão muito insatisfeitos e a caminhada é para mostrar que o servidor está acordado.”

JÚNIOR RONAN HENDGES
Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio Aires



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido