Convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Venâncio Aires, a categoria vai paralisar as atividades no dia de hoje. O funcionalismo tem encontro marcado a partir das 7h30min, no entorno da Prefeitura. Em razão da manifestação, o Departamento de Trânsito fará o bloqueio de alguns pontos próximos.
Os servidores protestam em relação à negativa do prefeito Jarbas da Rosa de recuperar as perdas de 5,23% relativas ao período da pandemia de Covid-19. Como justificativa, o chefe do Executivo diz que as projeções referentes às finanças públicas não são boas e que o momento não é oportuno para atender à reivindicação.
Dessa forma, a categoria ficará só com a revisão inflacionária anual, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com data-base em janeiro. No entanto, o funcionalismo entende que o Município poderia recuperar, pelo menos, um pouco das perdas e, por isso, vai para as ruas em mobilização.
Presidente do sindicato, Júnior Ronan Hendges afirma que a paralisação está mantida, mesmo com a chuva. Sem citar nomes específicos, ele afirma também que, segundo as informações que recebeu, “quase todas as Emeis estarão fechadas e apenas duas escolas não devem aderir à paralisação desta quinta-feira, dia 13”.
O dirigente comenta ainda que denúncias de supostas coações chegaram ao sindicato, mas que elas não chegaram a ser analisadas mais a fundo pelo fato de que as pessoas não quiseram se identificar, pois temem represálias. “Como não tivemos nada oficial, não conseguimos dizer se sim ou se não aconteceu”, finalizou.
“A respeito das escolas, o que sabemos é que a grande maioria vai fechar. A gente recebeu muitas mensagens e ligações confirmando a paralisação e apoiando a iniciativa. A chuva não vai impedir.”
JÚNIOR RONAN HENDGES
Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Venâncio Aires
Prefeitura emite nota
• A Prefeitura de Venâncio Aires divulgou ontem uma nota, por meio da qual afirma que os serviços públicos serão pouco afetados pela paralisação dos servidores. De acordo com o comunicado, “a paralisação de um dia, convocada pelo Sindicato dos Servidores para esta quinta-feira, 13, contará com baixa adesão e não deve prejudicar a maioria dos serviços públicos.
• Conforme levantamento da Administração, todas as secretarias funcionarão normalmente no atendimento ao público, bem como setores administrativos, unidades de saúde e Centros de Referência em Assistência Social. “Apenas algumas escolas municipais, apesar de abertas, terão o atendimento prejudicado pela adesão de profissionais”, informa a nota.
• “O prefeito Jarbas da Rosa destaca o respeito ao direito de paralisação, porém considera atemporal o debate sobre aumento salarial, já que a Administração vem cumprindo fielmente a reposição inflacionária, antecipou a data-base para janeiro, recuperou 2,52% de perdas do último governo e incluiu o sindicato nos debates sobre o orçamento”, completa o comunicado.
“Estamos muito tranquilos e queremos esclarecer que trabalhamos a gestão de forma muito ajustada e com responsabilidade. Nunca encerramos o debate com o sindicato, apenas não podemos nos comprometer nesse momento de incertezas.”
JARBAS DA ROSA
Prefeito de Venâncio Aires
Com relação aos profissionais da área que irão aderir à paralisação, a Secretaria de Educação orienta que os pais procurem saber a situação de cada turma e escola antes de enviarem seus filhos à aula hoje.