O Sesc/RS abre nesta quinta-feira, 14 de novembro, as inscrições para as novas turmas do projeto de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA), que oferece formação gratuita no Ensino Médio, com qualificação profissional em Produção Cultural. Serão 1.301 vagas distribuídas em 32 municípios gaúchos, voltadas a pessoas que não tenham concluído o ensino básico no tempo regular. O curso tem duração de três semestres e carga horária de 1,2 mil horas, sendo 80% das aulas em formato virtual e 20% em formato presencial. Na unidade de Venâncio Aires são 45 novas vagas.
Os candidatos devem ter mais de 18 anos, Ensino Fundamental completo e renda familiar de até três salários-mínimos. Comerciários e dependentes têm preferência no preenchimento das vagas. A matrícula permite, ainda, a participação dos estudantes em atividades de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nas unidades. O edital e as inscrições, que podem ser feitas até o dia 14 de janeiro de 2025, estão disponíveis em sesc.com.br/ead e diretamente nas unidades do Sesc. As aulas têm início previsto para o mês de março.
“A EAD EJA do Sesc/RS nos enche de orgulho por nos lembrar, constantemente, do papel transformador da educação. Desde o início do projeto, milhares de gaúchos retomaram e concluíram os estudos no Ensino Médio gratuitamente conosco, e são diversas as histórias dos participantes que, a partir da formação, continuaram os estudos, encontraram novas oportunidades no mercado de trabalho e também novos sentidos para as suas vidas”, exalta a gerente de Educação do Sesc/RS, Regina Tatsch.
Além de Venâncio Aires, as unidades que oferecem vagas para o próximo semestre são de Alegrete, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Flores da Cunha, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Três de Maio e Uruguaiana.
Fonte: AI Sesc