Intérprete de Libras deve ficar posicionada ao lado dos vereadores (Foto; Willian Oliveira/Divulgação)
Intérprete de Libras deve ficar posicionada ao lado dos vereadores (Foto; Willian Oliveira/Divulgação)

Ao usar o período das comunicações na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires na segunda-feira, 28, o presidente da Casa do Povo, Dudu Luft (PDT), anunciou que a partir da próxima sessão ordinária o Legislativo contará com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de inclusão social. “Queremos aproximar a Câmara da comunidade” destacou o pedetista.

O serviço será oferecido nas sessões ordinárias e extraordinárias, audiências públicas e todos os eventos oficiais da Casa do Povo. Por conta da duração das sessões (três horas), serão dois profissionais, da empresa Viver Libras, de Santa Cruz do Sul – responsável pela melhor oferta em licitação da Câmara.

Luft disse, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora da Rádio Terra FM de terça-feira, 29, que o valor será de, aproximadamente, R$ 3 mil mensais. “Ficará disponível também na transmissão em vídeo. É uma das inovações para garantir acessibilidade e mostrar o nosso trabalho para mais essa parcela da comunidade”, completou.

Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Luft, um sistema de votação eletrônica deve ser testado na sessão ordinária da próxima segunda-feira, 4 de agosto. “Se a empresa conseguir a tempo, vamos apresentar este sistema para os vereadores.”