A cooperação e a solidariedade são valores essenciais do cooperativismo, evidenciados neste sábado, 6 de julho, quando se celebra o Dia Mundial do Cooperativismo. Em momentos de crise e dificuldade, como os enfrentados em razão das chuvas extremas que afetaram o Rio Grande do Sul no fim de abril e em maio deste ano, as ações de apoio das cooperativas às comunidades ganham ainda mais relevância.
A cooperação entre o Sicoob Valcredi Sul e os municípios atingidos tem sido fundamental para minimizar os impactos causados pelas enchentes e ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade. Os impactos socioeconômicos são significativos, pois muitas famílias perdem suas casas e pertences, além de sofrerem com interrupções no abastecimento de água e energia elétrica.
Imediatamente após os primeiros registros de pessoas atingidas e desalojadas, com atenção total da Diretoria Executiva, do presidente do Conselho de Administração, com apoio do setor de Sustentabilidade e principalmente com o engajamento de gerentes e colaboradores da cooperativa, iniciou-se uma campanha interna para recolhimento de donativos, mais precisamente itens de higiene, limpeza e alimentos de pronto consumo.
Enquanto as arrecadações eram coletadas em Santa Catarina e em Palmas, no Paraná, a cooperativa efetuou a compra de mais de R$ 70 mil em donativos que foram entregues em pontos de recolhimento na cidade de Vera Cruz e em Rio Pardinho, no município de Santa Cruz do Sul. Além dessa ação, com o recolhimento dos donativos enviados pela comunidade, foi possível completar mais uma carga de doações que foram destinados aos municípios de Venâncio Aires e Candelária.
Em âmbito nacional, com a campanha SOS Chuvas Extremas RS, o Sicoob Valcredi Sul também foi possível auxiliar demais municípios da área de atuação da cooperativa, que foram Sinimbu, Rio Pardinho que é um distrito de Santa Cruz do Sul, Candelária, Venâncio Aires, Taquari, Montenegro, Nova Santa Rita e Esteio, cidades que foram severamente afetadas pelas enchentes. Foram aportados R$ 400 mil pela cooperativa, através do Instituto Sicoob, para essas localidades.
Os recursos foram direcionados para diversas ações, como a compra de materiais escolares, móveis e eletrodomésticos, contratação de mão de obra para construção de pontes pênseis e, principalmente, a aquisição de produtos para cesta básica. A identificação das famílias em necessidade foi realizada, em sua maioria, pelos gerentes de agências do Sicoob Valcredi Sul, com o auxílio dos colaboradores e do setor de sustentabilidade da cooperativa.