Nesta quinta-feira, 25, quando os ponteiros do relógio marcarem 12h, o sino da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, no centro de Venâncio Aires, vai tocar por 200 segundos (três minutos e meio). A iniciativa ecumênica marca os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul completados nesta quinta-feira, 25. A homenagem ocorrerá, de forma simultânea, em diversas igrejas do estado e também em outras regiões do país, que também irão badalar os sinos no horário do meio-dia.
Conforme o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, professor Rafael Koerig Gessinger, será uma homenagem à memória dos antepassados europeus que emigraram para cá.
Conforme o pastor Jair Luiz Holzschuh, a data também celebra o bicentenário da presença luterana no Brasil. Por conta disso, nesta quinta-feira, 25, a comunidade Evangélica de Vale Verde promove um culto, às 9h. “É um momento especial de reconhecimento e gratidão por tudo aquilo que os imigrantes puderam fazer. Que esta presença luterana seja visível e continue visível por muito tempo”, destaca.