As soberanas da 17ª Festa Nacional do Cimarrão (Fenachim), além dos compromissos de divulgação da festa nesta reta final antes da programação, criaram uma ação especial de visitação de escolas e entidades com atividades relacionadas à festa, voltada às crianças.
A ação, feita em parceria com a primeira-dama Janete da Rosa e como apoio da Prefeitura e Fenachim, conta com atividades educativas idealizadas pelas soberanas e desenvolvidas pelo assessor de imprensa da Prefeitura, Rudinei Dias de Souza. As tarefas usam de recursos pedagógicos e estimulantes como ligar os pontos, caça-palavras, labirinto e a criatividade na pintura.
A rainha Marina Severo Jantsch afirma que a ideia surgiu da vontade de se aproximar da comunidade e deixar uma marca do trio. Ela explica que as atividades envolvem de forma divertida informações sobre o município e a Fenachim. A intenção das soberanas é visitar escolas do Centro, bairros e interior. “Não conseguimos ir em todas, por vezes temos que fazer escolhas, mas conforme a disponibilidade, aceitamos os convites”, diz. A intenção, segundo ela, é seguir com as visitas em mais escolas e entidades depois da festa.
A princesa Larissa Almeida Maciel destaca que a primeira visita foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cidade nova, onde estudou quando se mudou para a Capital do Chimarrão. “Ficamos muito emocionadas quando fomos recebidas pela banda da escola. Foi especial e um passo inicial importante”, admite.
Marina evidencia que como também foi uma criança de banda de escola e tocava a mesma música com a qual foi recepcionada – Carruagem de Fogo -, a emoção tomou conta. “Meu professor também foi o Daniel Böhn, então passou um filme na cabeça”, comenta. Já a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires, local da segunda visita, lembra também os seus pacientes, já que é terapeuta ocupacional. “É um amor puro que não tem preço. É lindo ver a alegria deles quando chegamos nos lugares. Tem sido uma das experiências mais incríveis do reinado”, observa.
A princesa Ana Flávia Dornelles de Ávila classifica o momento como um divisor de águas na trajetória como soberana e marca um público que ela, como futura profissional da psicologia, deseja trabalhar. “Tive que abdicar da faculdade neste momento da vida, mas estou sendo recompensada com essas visitas e o carinho. Mostra que tudo vale a pena”, considera.
Parceria
A primeira-dama, Janete da Rosa, compartilha que quando o trio compartilhou a ideia, não pensou duas vezes e apoiou na hora, assim como elas a apoiaram na campanha de Natal. “É sempre uma troca, muito legal essa parceria”, afirma ela, que já foi apelidada pelas meninas como a ‘Mãezona’ do grupo.
Segundo a diretora da Apae, Graziela Winkelmann, o momento foi maravilhoso. “Nós adultos já nos encantamos, imagina as crianças. É uma alegria grande”, destaca. Ela comenta que a comunidade sempre é bem-vinda na Apae, para conferir um pouco do trabalho desenvolvido. Outro ponto levantado pela diretora é a preocupação do contato das crianças com a Fenachim. “Muitas são do interior e mais carentes. É importante ir até elas, pois nem todas terão a possibilidade de ir até a festa”, explica.
- Clique no arquivo abaixo e imprima as atividades para fazer as com crianças. O folheto de atividades também pode ser solicitado diretamente com as soberanas através das redes sociais.