Após dois anos sem ser realizado em Mato Leitão, em razão da pandemia de Covid-19, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi retomado no município no segundo semestre deste ano. A atividade realizada pela Brigada Militar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua e no Colégio Estadual Poncho Verde envolveu 57 alunos do 5º ano.
Após a realização de 10 aulas, em um período de dois meses e meio, os estudantes participaram, na tarde desta sexta-feira, 25, da solenidade de formatura. O evento, que contou com a presença de integrantes da Brigada Militar, professores e famílias, ocorreu no auditório da escola Poncho Verde, no Centro. A execução do programa no município contou com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, da Calçados Beira Rio e da Sicredi.
Responsável pela ministração das aulas nos educandários da Cidade das Orquídeas, o soldado Tiago Muniz, da Brigada Militar de Venâncio Aires, ressaltou a receptividade e o acolhimento das escolas que participaram da iniciativa. Em fala direcionada aos alunos, ele destacou que cada uma dessas crianças pode ser o que desejar no futuro, mas para isso precisa ser esforçar e estudar.
“Mais do que estar escrito em uma redação, e todas elas estavam muito boas, gostaria que vocês levassem a sério para a vida de vocês esses ensinamentos”, salientou. Muniz também citou que passar pelo Proerd é algo que causa muito orgulho.
Importância do programa
Comandante da 3ª Companhia da Brigada Militar de Venâncio Aires, a capitão Michele da Silva Vargas, reforçou a relevância do programa. “Além de mostrar a importância de se manter longe das drogas, ele ensina as crianças a terem escolha e como tomar as decisões certas”, comentou. Ela também aproveitou o momento para agradecer aos instrutores do Proerd pela dedicação e vocação em realizar esse trabalho.
Representante do Executivo Municipal, a secretária de Finanças, Marlise Viviane de Bittencourt, agradeceu a parceria da Brigada Militar na realização desse projeto e salientou a importância e o sentimento de gratidão da Prefeitura em retomar o programa no município. O evento ainda contou com a presença do leão Dare, mascote do Proerd, e com a apresentação cultural de Lucas Brown.
Redações premiadas
Colégio Estadual Pocho Verde
• 1º lugar – Weslei de Borba Martens
• 2º lugar – Isabele Bohn Heinen
Emef Ireno Bohn
• 1º lugar – Emanuelli Vitoria da Silva Boeno
• 2º lugar – Rafaela Greiner Stölben
Emef Santo Antônio de Pádua
• 1º lugar – Djulia Larissa Soares da Silva
• 2º lugar – Martina Luiza Jacobi
Ganhadoras das bicicletas
• Estefani Clemente Telles de Souza – Colégio Poncho Verde
• Vanessa Ferreira Kirch – Emef Santo Antônio de Pádua
• Nicoly Yasmin Henz – Emef Ireno Bohn
Saiba mais
• Neste ano, o Proerd completou 24 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Em Mato Leitão, o programa começou a ser realizado em 2017, um ano após a Cidade das Orquídeas passar a integrar o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo (CRPO-VRP). Desde então, 239 estudantes do 5º ano da Cidade das Orquídeas já se formaram no programa.