Na última semana todos pudemos testemunhar muitos atos de solidariedade com as vítimas das enchentes do rio Taquari, em municípios como Roca Sales, Muçum, Encantado e nos vizinhos Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires. Assim como houve municípios afetados, outros estenderam a mão e ajudaram com doações e trabalho voluntário, como foi o caso de Mato Leitão, que mesmo sem ser atingido pela enchente foi solidário neste momento.
A primeira-dama Vera Bohn foi uma das lideranças que coordenou os trabalhos de voluntários. Ela explica que os grupos de prefeitos e primeiras-damas da região logo começaram a se comunicar para criar uma rede interna de auxílio aos municípios atingidos. “Nossa equipe começou a tomar medidas principalmente para sensibilização da população e para arrecadação de doações. Como integrantes de uma estrutura institucional, fomos acionados também pela Defesa Civil do Estado que indicou quais seriam as prioridades”, afirma.
Vera destaca também que, além das ações institucionais, foram muitas ações espontâneas da população, organizadas em associações ou individualmente e inclusive de forma anônima. “As pessoas se sentiram atingidas pela proximidade e familiaridade que têm com os municípios atingidos”, ressalta. A primeira-dama enfatiza que Mato Leitão, assim como toda região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, sempre se destacou pela atuação de cooperação, capacidade que fortalece o município e, desta vez, não seria diferente.
Ela parabeniza as pessoas e empresas que não mediram esforços e se deslocaram para ajudar as famílias atingidas, que prepararam ou levaram comida, fizeram a limpeza das casas ou enviaram doações. “O reflexo desta enchente ainda será sentido por todos nós nos próximos meses e talvez anos. Precisamos repensar nosso modo de vida e pensar em ações reais que possamos implementar no nosso dia a dia para evitar ou minimizar os impactos desses fenômenos climáticos”, acredita.
Marmitas
Desde o dia da catástrofe, diversos voluntários, individualmente ou em grupo, entidades, funcionários públicos e empresas do Município de Mato Leitão agiram para colaborar e contribuir com doações, serviços e alimentação. O grupo de voluntários preparou cerca de 400 marmitas e 200 lanches, além de 50 litros de suco de laranja. As ações concentradas no Gabinete da Primeira-Dama foram direcionadas para os locais indicados como prioritários pela Defesa Civil Regional, a partir da Central de Recepção e Distribuição, em Lajeado.
“A gente sabe que faz parte de uma rede: as fronteiras geográficas são simbólicas e servem para nossa organização interna, mas nós podemos estar envolvidos em uma situação de vulnerabilidade a qualquer momento e é a capacidade de se colocar no lugar do outro que move o nosso esforço de colaboração.”
VERA BOHN
Primeira-dama de Mato Leitão
O exemplo de quem se mobiliza para ajudar
Entre os voluntários do município está o pedreiro Vanderlei Marca, 45 anos, que atua na Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito. Desde o início das doações, ele está envolvido com a arrecadação e distribuição dos donativos e no último domingo, 10, se deslocou até Roca Sales para ajudar na limpeza dos espaços atingidos. “Sempre estive envolvido em trabalho voluntário, também no esporte, então quando se vê uma situação como essa, ajudo no que é possível.”
Desde o início das mobilizações, Marca afirma que foram seis cargas de doações levadas para Lajeado e distribuídas no próprio município, em Roca Sales, e na localidade de Vila Mariante, em Venâncio Aires. Ele ressalta também que o maquinário da secretaria está sendo usado em Cruzeiro do Sul para ajudar nas limpezas.
Doações
- Nos próximos dias será lançada uma campanha para doação de materiais de construção e ração de animais, que serão recolhidos pelo município de Mato Leitão e transportados para Lajeado, na Central de Recepção e Distribuição.
- Além disso já estão sendo arrecadados materiais de limpeza e recipientes descartáveis para marmitas. Os itens devem ser entregues no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Mato Leitão e, após, também são enviados para Lajeado.
- De forma paralela, continuam os cadastros de voluntários interessados em desenvolver ações pela Defesa Civil Regional. O cadastro deve ser feito com Adriana, na recepção da Prefeitura de Mato Leitão.