CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Dormir bem é muito mais do que suprir uma necessidade fisiológica. Uma noite de sono bem dormida interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas. Contribui para a disposição no dia seguinte para a realização das atividades rotineiras, saúde física e mental como um todo. Para isso, o diagnóstico e tratamento de qualquer intercorrência relacionada ao sono é essencial para garantir um dia a dia mais prazeroso e saudável.
A equipe da CPAPS Vale do Taquari trabalha com venda e locação de equipamentos ideais para o tratamento e qualidade do sono em casos de ronco e apneia. A profissional Alexandra Geroldi, responsável pelo CPAPS de Venâncio Aires, com sede no município desde 2021 e em Lajeado há sete anos, explica que os pacientes são submetidos a um exame de polissonografia, solicitado por um médico. “O exame pode ser feito em clínicas ou em domicílio e, por ele, se identifica qual o grau de apneia ou ronco do paciente”, afirma. Na Capital do Chimarrão, os exames são realizados na Diagsono, do médico Renato Fragomeni.
O tratamento para apneia obstrutiva é feito com um aparelho chamado CPAP, um equipamento que possui uma máscara acoplada no nariz que gera uma pressão positiva de ar e mantém as vias aéreas abertas. O aparelho evita que o paciente tenha ronco e paradas noturnas. “Tendo uma noite tranquila, entrando realmente no sono reparador onde ele vai ter um descanso maior e acordando melhor no outro dia”, acrescenta Alexandra. A não realização do tratamento aumenta em até cinco vezes a chance do paciente morrer por doenças cardíacas ou derrames cerebrais.
A profissional salienta que a apneia do sono causa diversos problemas ao paciente como sonolência diurna, cansaço, ronco e irritabilidade. Esses problemas podem gerar também ansiedade, depressão, pressão alta, diabetes e problemas cardíacos. “A apneia é silenciosa, mas causa vários danos para o organismo”, observa.
DIFERENCIAIS
Um dos diferenciais da empresa é oferecer a possibilidade de testes gratuitos para adaptação ao aparelho. A titulação do equipamento também é feita sem custo para o paciente. “Acontece também do paciente não conseguir ir até o consultório em horário comercial, então fazemos visitas domiciliares agendadas”, afirma Alexandra. A CPAPS trabalha com locação e venda dos equipamentos e acessórios necessários para utilização.