Na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires comemora 62 anos de fundação. No mesmo dia, a entidade celebra um ano da inauguração do novo bazar e agropecuária. Agora, a data também deverá ser lembrada pelo recomeço das atividades após a enchente do arroio Castelhano, que atingiu o estabelecimento na terça-feira, 30 de abril.
De acordo com o presidente do sindicato, Claúdio Fengler, a estimativa do prejuízo causado pela cheia pode chegar a R$ 1 milhão, mas ainda deve ser contabilizado minuciosamente.“Devemos continuar trabalhando no mesmo ritmo que a gente já estava. Com a paciência dos associados e o engajamento dos funcionários, vamos conseguir recomeçar e dar continuidade”, ressalta o presidente do STR.
Na parte do bazar, segundo Fengler, as perdas não foram totais, pois as prateleiras e algumas mercadorias passaram por limpeza e se mantiveram em boas condições de uso. Já no escritório, todos os móveis vão ser trocados e os computadores consertados. O setor localizado na rua Getúlio Vargas foi bastante atingido, registrando quase 1,60 metro de água na parte interna. “Além dos móveis e dos computadores, muitos documentos molharam, como por exemplo, os blocos dos produtores”, lamenta.
Conforme a gerente administrativa, Angela Hackenhaar Debald, o momento é de reconstrução. A área mais afetada foi o galpão, onde são armazenados os insumos, sacos de ração, substratos, adubos e sementes. “Pedimos a colaboração e a paciência dos clientes e associados. Queremos voltar a atender na segunda-feira, com um grupo reduzido e menos produtos. Vamos trabalhar para voltar ao normal o quanto antes”, comenta.
Ajuda da comunidade
• No dia 2, mais de 90 pessoas colaboraram na organização e limpeza do sindicato. Segundo o presidente Cláudio Fengler, muitos não eram clientes e nem funcionários, mas estavam como voluntários para auxiliar no trabalho. “Quero agradecer aos funcionários, suas famílias e todas as pessoas que, de alguma forma, ajudaram durante a semana limpando o estabelecimento”, ressalta.