Formulário estava disponível no portal da Prefeitura. Qualquer pessoa da comunidade pode indicar suas sugestões   (Foto: Leonardo Pereira/Folha do Mate)
Formulário estava disponível no portal da Prefeitura. Qualquer pessoa da comunidade pode indicar suas sugestões (Foto: Leonardo Pereira/Folha do Mate)

Para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, a Prefeitura de Venâncio Aires disponibiliza formulário online para que a população indique sugestões para a proposta. O PPA é considerado um dos principais instrumentos de planejamento da gestão municipal e a pesquisa está aberta até esta quarta-feira, 30, a partir de banner no site da Prefeitura.

Em um simples formulário Google, a comunidade pode opinar sobre os cinco eixos temáticos mais importantes de investimentos ou indicar ações específicas. Os eixos são divididos em bem-estar social (saúde, educação, habitação e programas sociais); infraestrutura, mobilidade e desenvolvimento (obras, segurança e trânsito); meio ambiente sustentável e Defesa Civil (projetos de resiliência climática e proteção da natureza); e raízes e pertencimento (acesso à cultura, esportes, espaços públicos e promoção do turismo e eventos). As indicações específicas são livres.

O que é

O secretário de Governança e Gestão, Tiago Quintana, explica que o PPA é um planejamento que vira uma lei e começa com as metas prometidas durante a campanha eleitoral. “Ele é sempre desenvolvido no primeiro ano de governo e mira quatro anos”, explicou, em participação no programa Folha 105 – 1ª Edição da Rádio Terra FM.

O plano deve contar com sete obras estruturantes e que causarão transformações em Venâncio Aires, conforme Quintana. As sugestões recebidas serão analisadas pelas equipes técnicas das secretarias municipais, que avaliarão a viabilidade de cada proposta. As ideias consideradas viáveis podem ser incorporadas à proposta final do PPA, que será enviada à Câmara Municipal de Vereadores até o dia 15 de agosto e, depois, passará por uma audiência pública para divulgação completa do projeto para a comunidade.

Centro Administrativo

De acordo com o secretário, um desenho ou projeto de engenharia de um novo Centro Administrativo, que uniria todas as secretarias e serviços da Administração, deve estar incluso no PPA. “São R$ 60 mil por mês em aluguel [com os prédios onde estão as secretarias hoje], daria para pegar um financiamento, por exemplo. Sonho com algo grande”, destacou. Conforme Quintana, um Centro Administrativo é simbólico para o município e é necessário debater e projetar o assunto.