Após a enchente de maio deste ano, que devastou parte dos municípios, os pontos turísticos da região vêm passando por um processo de reconstrução para voltar a receber visitantes. Um deles é o Balneário Monte Alegre, de Vale Verde, que terá a abertura oficial da temporada de verão no dia 20 de dezembro. O trabalho vem sendo feito, em grande parte, pela Associação dos Protetores do Balneário Monte Alegre.
O presidente da entidade, Alcione de Borba, popularmente conhecido como Graxa, afirma que foram finalizadas as etapas de reconstrução, com a limpeza e o plantio de palmeiras na área de veraneio. Desde o fim de setembro, a equipe atuou no plantio de mais de 30 árvores para embelezamento do balneário, que foram patrocinadas por moradores do local e também por empresas. “A maioria dos balneários estão abandonados. Aqui a associação fez muito e todos estão se ajudando”, declara.
No entanto, conforme Graxa, outros aspectos ainda precisam de atenção, principalmente da Administração de Vale Verde, como as ligações das novas redes de energia e de água. “As pessoas querem ser bem recebidas. Estou oferecendo uma mangueira que está ligada na minha casa para disponibilizar água no camping, e a rede de energia pedimos para ligarem a antiga de forma provisória”, explica.
Os novos banheiros estão prontos, mas aguardam ligação de água e luz e, também, os antigos ainda precisam ser desativados. Para refazer a estrada que passa no meio do balneário, Graxa utilizou tratores próprios, assim como para executar o trabalho de nivelação do terreno. “É preciso uma boa vontade da Prefeitura, pois tudo que vem sendo feito é por parte da associação. Assim estamos reerguendo o balneário”, diz.
Um dos pedidos ainda não atendidos é a colocação de brita no local. Segundo Graxa, o diálogo com o Executivo acontece, mas as promessas não saem do papel. A diretoria da entidade aguarda a movimentação da Prefeitura e, caso nada aconteça, deve ser usado orçamento próprio para realização das necessidades. Para a próxima semana, deve ser iniciada a construção das duas guaritas para o veraneio, que devem receber quatro salva-vidas no período. “No último feriadão, o balneário estava lotado. Como é o local de veraneio mais próximo, todos vão para lá. O Monte Alegre será o foco neste verão”, completa Graxa.

Resposta da Prefeitura
- A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vale Verde foi contatada e perguntada sobre os trabalhos no Balneário Monte Alegre. A resposta do prefeito Carlos Gustavo Schuch foi que os trabalhos e as demandas do local passarão a ser atendidas a partir da próxima semana. “A Prefeitura dará uma assistência maior no balneário para prepará-lo para o verão”, informou, por meio da assessoria. Entre as atividades a serem iniciadas na próxima semana está a ligação do abastecimento de água e energia elétrica, colocação de brita e construção das guaritas.