Tereré: a bebida gelada que conquista adeptos no verão

-

É época de calor e com eles os hábitos próprios desta época, como os banhos de mar, rio e piscina, os passeios ao ar livre, sorvetes, picolés e as frutas da estação. Para além disso, no verão o tradicional chimarrão do Sul do país também ganha outra versão, o tereré. Uma bebida gelada que leva erva-mate específica para a bebida e suco ou água.

Um dos adeptos da bebida refrescante é o auxiliar de produção, Silvio Nunes, 53 anos. O morador de Linha Ponte Queimada afirma que ele e a família consomem a bebida desde meados de 2017, quando a Elacy, empresa em que trabalha, começou a fabricar o composto de erva-mate para tereré. “Foi aí que conheci essa bebida”, afirma. A forma que a família gosta de preparar o tereré é em uma cuia específica para a bebida ou em um copo e a água gelada ou suco vai na térmica. Os sabores preferidos são o abacaxi com menta e o limão com menta.

Nunes comenta que a bebida acabou se tornando o vício da família pois é refrescante e de fácil preparo. “Inclusive, minha nora incentivou meu neto Leonardo, de 2 anos, a tomar junto e ele adora. Já que não toma refrigerante, o tereré se torna uma bebida saudável e refrescante para ele”, observa. Além do neto, o tereré também é tomado pela esposa Eliana, filhos Lia e Ivan, e a nora Karen. A família conta que costuma tomar o tereré à tardinha, ainda depois do chimarrão que não é deixado de lado nem mesmo no verão. “Nestas épocas de calor tomamos todos os dias.”

Novidade que vem crescendo

A responsável pelo setor de Qualidade da Ervateira Elacy, Gabrielli Schirrmann, enfatiza que o tereré ainda é uma novidade para muitas pessoas, mas a cada ano percebem um aumento nas vendas do composto de erva-mate tereré fabricada pela empresa. De 2021 para 2022, o aumento foi de 80%. “É uma bebida refrescante indicada para ser consumida no verão, feita com sabores característicos”, explica.

Na Elacy, os compostos de erva-mate tereré começaram a ser desenvolvidos em 2017 em quatro opções em pacotes a vácuo de 500 gramas e desde lá, foram feitos aprimoramentos em embalagens e sabores. Hoje, são oferecidos três sabores em pacotes laminados de 250 gramas: abacaxi e menta; limão e menta; e o menta fresh (este último será lançado em fevereiro). “Nos sabores, encontramos muito bem caracterizada a erva-mate, mas por se tratar de um consumo ‘gelado’ ainda existe quem não goste. Hoje percebemos que o público jovem é o maior consumidor”, afirma Gabrielli.

A responsável da Qualidade ressalta que a empresa está sempre à procura de novidades e lançamentos para facilitar aos consumidores e dá uma dica: “além dos sabores oferecidos pela Elacy, o consumidor pode criar o seu próprio sabor, adicionando frutas, essências, ervas e refrigerantes gaseificados com o composto de erva-mate.”

Saiba mais

  • A bebida tereré tem aproximadamente 300 anos de história.
  • Os maiores consumidores de tereré são os paraguaios e os mato-grossenses.
  • A erva-mate do chimarrão e do tereré é a mesma, o que diferencia as duas é o processo de granulometria, em que o chimarrão possui mais folha do que palito em sua composição, tornando-a mais amarga, enquanto a do tereré é equilibrada nesse quesito, gerando um sabor mais suave.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido