Tire suas dúvidas: mitos e verdades sobre aparelhos auditivos

-

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Os benefícios da utilização dos aparelhos auditivos são muitos e interferem diretamente na qualidade de vida dos pacientes. A estimulação auditiva e cerebral são apenas alguns dos ganhos, porém, muitas pessoas ainda deixam de utilizar por dúvidas no processo de adaptação.
A Clínica Dra. Ceres Buss Saúde Auditiva atende em Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, oferecendo o que há de mais moderno no mercado dos aparelhos auditivos, os quais se destacam pela tecnologia de ponta e qualidade.
A fonoaudióloga das clínicas de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, doutora Taissane Sanguebuche, cita os mitos e verdades sobre a utilização de aparelhos auditivos e a importância da informação correta para que mais pessoas que necessitem possam aderir à utilização e, desta forma, obter mais qualidade de vida.


Clínica Dra Ceres Buss responde

Quem usa aparelhos auditivos não pode falar ao celular?
Mito. A utilização do celular ocorre normalmente. Inclusive hoje os aparelhos auditivos possuem conectividade com os celulares, podendo transmitir as ligações e áudios diretamente nos dispositivos.

Perdas auditivas podem acontecer em pessoas de todas as idades?
Verdade. Embora a maioria das pessoas que possuem perdas auditivas sejam idosas, a necessidade da utilização de aparelhos não está apenas nesta faixa etária. Taissane explica que podem ocorrer danos em qualquer fase da vida ou até mesmo ao nascimento. Por isso é tão importante que os pais façam o conhecido ‘teste da orelhinha’ para que qualquer diagnóstico seja feito de forma precoce para melhores resultados com a utilização de aparelhos. A perda pode ser ocasionada também por outros fatores, como a utilização excessiva e inadequada de fones de ouvido.

Todos os aparelhos auditivos são grandes e chamativos?

Mito. Os aparelhos auditivos estão cada vez mais discretos e tecnológicos. A nova linha Evolv AI, da Starkey, conta com aparelhos totalmente sob medida que realizam 55 milhões de ajustes automáticos por hora para facilitar a comunicação do paciente em qualquer ambiente, entre outras funções.

Ajustes são necessários para efetividade dos aparelhos?
Verdade. A fonoaudióloga salienta que é imprescindível o acompanhamento após a colocação para que sejam feitos todos os ajustes necessários. “As pessoas precisam entender que o cérebro não está acostumado com um nível normal de audição. Por isso precisamos aumentar o volume gradativamente permitindo que o mesmo adapte-se a ouvir novamente”, explica. Na clínica, logo após a colocação do aparelho, o paciente realiza consultas frequentes até chegar ao nível necessário e confortável.

Quem tem perda auditiva leve não precisa utilizar aparelhos?
Mito. Toda perda auditiva, independente do grau, precisa de tratamento. Embora a utilização realmente seja mais procurada por quem tem perdas auditivas mais avançadas, os aparelhos já são indicados para comprometimentos menores. Além disso, o aparelho auditivo funciona como uma estimulação cerebral, fazendo com que as habilidades auditivas sejam preservadas. “Quanto antes começar a utilizar, melhor, pois impedimos o declínio das habilidades auditivas do cérebro”, complementa.

Inteligência artificial permite que o aparelho auditivo tenha até GPS?
Verdade. “Ah, mas do que adianta ter um aparelho pequeno se com isso a chance de perder é maior”. Temos uma boa notícia. A inteligência artificial presente na linha Evolv AI da Starkey permite que os aparelhos tenham GPS e, assim, é possível rastrear a localização. Além disso, os aparelhos são inovadores e têm funções como conectar ao celular, emitir alerta no caso de queda da pessoa que utiliza, além de traduzir simultaneamente 27 idiomas.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido