A Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ao longo desta semana mais ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Na última sexta-feira, 24, a Vigilância Sanitária do Município, em parceria com as empresas Alvo, Biosystem e W&F, fez a dedetização do primeiro roteiro, entre os bairros Centro e Gressler, nas extensões da Rua Jacob Becker e Barão Triunfo.
No fim da tarde desta segunda-feira, 27, os trabalhos de dedetização com uso de larvicidas para combater os focos seguiram na região do bairro Aviação. No entanto, a aplicação também deve se estender para os demais bairros e ruas com locais suspeitos e confirmados da doença.
Outras ações também estão sendo articuladas. O Executivo estuda a utilização de um avião que poderá circular sobre a cidade aplicando o produto biológico, que não é prejudicial para a saúde de animais e de seres humanos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde até a semana passada eram mais de 1,3 mil casos confirmados no Rio Grande do Sul. Este é o ano com maior número de casos de dengue no estado. Em Venâncio, são 21 confirmados e outros 14 que aguardam resultado de exames que foram enviados para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen).
Os sintomas da dengue incluem febre alta e dores no corpo, nas articulações. na cabeça e atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo, em alguns casos.