Nas últimas semanas, alunos e professores de escolas municipais de Venâncio Aires levaram trabalhos realizados nos educandários para feiras e mostras de pesquisa da região e do Estado. Nos dias 17 e 18, representantes do município estiveram na 6ª Feira Estadual de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e 13ª Feira de Ciências Univates. Da rede municipal de educação foram quatro participantes, entre os 100 classificados para o evento e 273 trabalhos inscritos.
Entre a terça e a quinta-feira da semana passada, de 22 a 24,, outros projetos participaram da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) Júnior, uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo e também da Feira de Ciências da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que teve apresentação presencial na quinta-feira, 24.
Entre os destaques, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Duarte de Macedo recebeu o primeiro lugar na categoria 3 (7º ao 9º ano) da Mostratec Júnior, e premiação especial com publicação na Revista Liberato Científico, com o projeto ‘Clube SuperAção: protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde socioemocional’, sob a orientação das professoras Elisa Regina Herrmann e Marília Haas. O trabalho iniciou com uma turma do 7º ano, mas envolve também estudantes do pré ao 9º ano do educandário e de escolas da região.
As estudantes Luiza da Silva Fagundes, do 7º ano, e Gabrielli Vitória Vilante, do 8 ° ano, representaram o clube na Mostratec e na feira da Unisc. A professora Elisa explica que a ideia do projeto surgiu no ano passado por conta da divulgação sobre casos de bulliyng que acontecem pelo país e também na escola. Este ano, por sugestão dos alunos, foi criado o ‘Clube SuperAção’. Os encontros ocorrem nas quintas à tarde e os estudantes participantes são divididos em áreas – dança, teatro, marketing digital, financeiro, designer, círculo da paz e pesquisa – que desenvolvem estratégias que auxiliam no desenvolvimento da saúde socioemocional.
Segundo a educadora, o projeto trabalha competências como autoconhecimento, autogestão, habilidades de relacionamento, tomada de decisão responsável e consciência social; e a necessidade deste trabalho foi comprovada com uma pesquisa com cerca de 800 participantes. São duas ações principais no projeto: a prática dos círculos da paz e a criação e apresentação de peças teatrais que abordam a temática do bullying e saúde socioemocional.
Além disso, são promovidas palestras, foram criados materiais como livreto, gibi, fôlder e foi eleito uma mascote para o grupo. Os custos do projeto foram pagos com uma ação entre amigos e o apoio da China Brasil Tabacos. “Estamos muito orgulhosos pela conquista do nosso clube e por representarmos nossa escola e o município neste evento. Também tivemos a oportunidade de participar de um podcast da TV Câmara de Novo Hamburgo durante a feira”, afirma.
Erva-mate
Outro destaque entre as escolas públicas foi o projeto da turma do 4º ano tarde da Emef Odila Rosa Scherer, ‘A versatilidade da erva mate além do chimarrão’, que recebeu prêmio de terceiro lugar na categoria anos iniciais na Feira de Ciências da Univates, terceiro lugar na categoria 2 (4º ao 6º ano) na Mostratec Júnior e premiação especial do Prêmio Lab Móvel, da EurekaLab, com premiação de um kit de laboratório de química básico.
A professora Gabriela Vedoy Flores afirma que os alunos foram os grandes autores do projeto. “Eles se dedicaram muito pesquisando sobre a erva-mate. Ficavam encantados a cada descoberta e etapa que o projeto seguia e se sentiam entusiasmados com as aprendizagens.” A docente ressalta que receber uma premiação é a gratificação por todo trabalho desenvolvido. “Ver a dedicação e a alegria dos alunos é a maior recompensa que o professor pode ter.”
A ideia do projeto, segundo ela, surgiu quando a turma estava estudando sobre os povos indígenas e em uma aula, a professora levou a lenda da erva-mate para uma atividade. A partir de então, surgiram diversas dúvidas e questionamentos sobre os benefícios da erva-mate. Pesquisaram sobre a planta e pratos culinários que foram reunidos em um livro online, realizaram passeios pedagógicos na Escola do Chimarrão e no Viveiro Flor da Terra. Além disso, também produziram um sabonete artesanal de erva-mate, que recebeu o nome de Ervanete, e deverá ser comercializado na escola.
O objetivo do projeto foi pesquisar e incentivar o uso da erva-mate em alternativas criativas além do chimarrão e a turma concluiu que a erva-mate é uma planta rica em benefícios com grande valor econômico para o município. Os representantes da turma na apresentação foram Arthur Rodrigues, Carlos Linke e Manuela Weber.
*Com informações da AI Prefeitura
“Vivenciar espaços que compartilham práticas de pesquisa como norteador do processo de aprendizagem, para além dos espaços da sala, demonstram o quanto nossa rede possui trabalhos de excelência, além de ser uma possibilidade de vivências e trocas. Ver o encantamento de nossos alunos ao participar como autores de seus trabalhos é, de fato, algo extremamente significativo.”
JULIANE WEISS NEIDERMEYER
Coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação
Colégio Bom Jesus em evidência na Feira de Ciências da Univates
No Ensino particular, o Colégio Bom Jesus, recebeu premiação na Feira do Univates. O projeto ‘Cubomática: O que podemos aprender com o cubo mágico?’, do aluno do 5º ano, Arthur Vinícius Moraes, recebeu premiação de 1° lugar na sua categoria, Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este projeto também participou da Feira de Ciências da Unisc.
Do educandário também participaram no evento da Univates os projetos ‘Floração na Antártida’, da aluna do 6º ano, Mariana Franco Pilz; e ‘Ora-pro-nóbis na merenda escolar pública’, das alunas do 6º ano, Isadora Reiter Schuh e Camila Schuch Nascimento. Todos os trabalhos foram desenvolvidos no Projeto de Iniciação Científica do Bom Jesus, orientados pela professora Joice Aline Pereira Dreissig.
Participantes na Feira de Ciências da Univates
- Jornal escolar: potencializando a alfabetização de forma criativa – Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer;
- A versatilidade da erva-mate além do chimarrão – Emef Professora Odila Rosa Scherer (premiado com terceiro lugar)
- Desvendando os segredos do ovo – Emef Alfredo Scherer
- A resistência dos triângulos – Emef Coronel Thomaz Pereira
Projetos apresentados na Mostratec Júnior
Categoria Educação Infantil
- É grilo ou gafanhoto? Um é amigo do outro? – Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Arco-íris
- O mundo mágico das formigas e seus segredos – Emei Passinho Seguro
- Voa passarinho, voa! – Emei Mônica
Categoria 1 (1º a 3º ano)
- A magia da luz – Emef Otto Brands
- Brincadeiras quadradas X brincadeiras redondas – Emef Dom Pedro II
Categoria 2 (4 a 6º ano)
- Desvendando os segredos do ovo – Emef Alfredo Scherer
- A versatilidade da erva-mate além do chimarrão – Emef Professora Odila Rosa Scherer
Categoria 3 (7º a 9º ano)
- Clube superação: protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde socioemocional – Emef José Duarte de Macedo (premiados com ouro na categoria)
- A resistência dos triângulos – Emef Coronel Thomaz Pereira
Participantes na Feira de Ciências da Unisc
Categoria anos iniciais
- Jornal escolar: potencializando a alfabetização de forma criativa – Emef Professora Odila Rosa Scherer
- Lagartixa, que bicho é esse? – Emef Deolindo Pereira da Costa
- Brincadeiras quadradas x brincadeiras redondas – Emef Dom Pedro II
Categoria anos iniciais (4º e 5º ano)
- Desvendando os segredos do ovo – Emef Alfredo Scherer
- A versatilidade da erva-mate além do chimarrão – Emef Professora Odila Rosa Scherer
- Viveiro nativo: uma forma de empreender com sementes – Emef Narciso Mariante de Campos
- A dengue está aí. Vamos prevenir – Emef Narciso Mariante de Campos
- Um plano real – Emef Dom Pedro II
Categoria anos finais (6º e 7º ano)
- Medo de quê? – Emef Professora Odila Rosa Scherer
- Kombucha: fermentando sabores na escola – Emef Professora Odila Rosa Scherer
- Geometria nas bolachas – Emef Nossa Senhora De Fatima
Ensino Técnico
- Valorização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) – Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Wolfram Metzler
Categoria não formal
- A importância do descarte correto de medicamentos e suas cartelas: cada gesto conta – Emef Coronel Thomaz Pereira
- Do amor à dor: como romper o ciclo? – Emef Dom Pedro II
- Clube SuperAção: protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde socioemocional – Emef José Duarte de Macedo
- Irrigação automática – Emef Alfredo Scherer
* Os premiados da Feira de Ciências da Unisc serão divulgados no dia 20 de novembro